Resumo

Título do Artigo

Mate in Box: Experiência Sobre os Impactos da Covid-19 em uma Lean Startup
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Estratégia de Marketing
Crise da Covid-19
Consumo de erva-mate

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Mariana Aparecida Euflausino dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - PPA / UEM / MARINGÁ
2 - Bianca Fortes Schardong
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
3 - Olga Maria Coutinho Pepece
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração

Reumo

Este caso é sobre uma Lean Startup, criada por jovens empreendedores que inovaram ao propor um clube de assinatura de erva mate, de modo a atender consumidores apaixonados pela tradição do compartilhamento de bebidas preparadas com erva-mate (chimarrão e/ou tereré). Os sócios trabalhavam focados na integração das estratégias do marketing digital e de relacionamento e preparavam-se para expandir o negócio, mas foram surpreendidos pela pandemia da Covid-19. O caso provoca os estudantes a refletirem sobre como reagir em meio às crises, buscando transformar ameaças em oportunidades.
Dentre as possibilidades de objetivos educacionais que podem ser contemplados pelo estudo deste caso destacamos dois: a) Discutir o ambiente de marketing ,a partir dos impactos causados pela a crise da Covid- 19, em seu primeiro semestre; b) Propor e avaliar ações de marketing durante o gerenciamento da crise de modo a identificar e aproveitar oportunidades.
Os dados primários foram fornecidos por um dos fundadores da empresa que concedeu uma entrevista em maio de 2020 e prosseguiu ao longo do estudo cooperando com informações e relatórios da empresa. Como fontes secundárias foram buscadas informações nas mídias digitais da empresa e de sites de notícias e organizações que tratavam de informações sobre o contexto da pandemia da Covid- 19 (OPAS/OMS, 2020; Worldometer, 2020) e seus impactos na economia (FGV, 2020; Bacen, 2020). Os nomes dos sócios e da empresa, bem como os valores e as imagens são reais e seu uso foi autorizado pela empresa.
Este caso é indicado para acadêmicos de cursos técnicos e de graduação. Embora contemple a área de marketing, a utilização do caso pode ser ajustada, conforme a percepção do professor para outras disciplinas, tais como estratégia, produção e logística.
Nota-se que em meio às crises, geralmente os custos com marketing são os primeiros a receber cortes o que se não for realizado de maneira criteriosa pode ser fatal para a sobrevivência do negócio (Kotler & Caslione, 2009).Contudo, as empresas precisam considerar ao tratar suas estratégias de marketing direcioná-las e adaptá-las para o objetivo e momento no qual a empresa vive. Um planejamento ou estratégia de marketing bem-sucedida, consiste em compreender as forças que constituem o micro e o macro ambiente de marketing e como essas forças podem influenciar o negócio (Kotler & Armstrong, 2015)