Resumo

Título do Artigo

PROA INDEX: Fidedignidade na avaliação baseada em competências na formação profissional online de jovens
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Palavras Chave

Avaliação baseada em competências
Formação online
Competências técnicas e socioemocionais

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Bárbara Galleli
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Administração
2 - João Paulo Bittencourt
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) - Programas de Gestão - Paulista
3 - Carolina Costa Cavalcanti
Fundacao Dom Cabral - Sao Paulo
4 - Fabiano Gonçalves
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (UCB) - Brasilia
5 - Alini Dal Magro
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Reumo

Em programas de formação profissional, a Educação Baseada na Competência tem sido amplamente adotada. Tem por expectativa tornar o ensino mais autêntico e atrativo para os estudantes, pois coloca seu enfoque no desenvolvimento de competências. A avaliação é uma das componentes-chave do processo de desenvolvimento do aprendiz. A Avaliação Baseada na Competência permite que evidências e julgamento sobre o desenvolvimento de competências fundamentais no mercado de trabalho sejam mapeadas e apresentadas de forma eficaz para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Este artigo aplicado apresenta uma proposta de avaliação baseada em competências denominada PROA Index, adotada em um programa de formação online ofertada pelo Instituto PROA. O PROA oferta diversos programas gratuitos para jovens de baixa renda, advindos de escolas públicas. Em 2020, lançou o programa online denominado Plataforma PROA, a fim de preparar jovens em todo o território brasileiro para que ingressem no mercado de trabalho. Na Plataforma PROA, o acompanhamento do desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais dos jovens é aspecto fundamental.
Como digitalizar um modelo de ensino e aprendizagem de sucesso, garantindo seus resultados? O Instituto PROA precisava expandir seu impacto, mantendo a proximidade com o jovem e garantindo às empresas parceiras que as competências necessárias aos jovens seriam desenvolvidas. A recém-criada Plataforma PROA precisava de arquitetura pedagógica que propiciasse avaliação baseada em competências, metodologias inov-ativas, conteúdos interativos e alinhados ao perfil dos estudantes. Neste cenário, foi proposto o PROA Index.
O desenvolvimento e aplicação do PROA Index compreendeu a proposta de quatro competências técnicas: Desenvolvimento de Projetos; Língua Portuguesa Essencial; Raciocínio Matemático e Matemática financeira essencial. Além disso, cinco competências socioemocionais permearam todo o projeto: Aprender a aprender; Garra; Comunicação; Colaboração e Resolução de problemas. A avaliação baseada em competências PROA Index propiciou estratégias e métricas para diagnosticar, desenvolver crenças de autoeficácia, garantir a competência do aluno ao empregador e ofereceu bases para a escalabilidade.
A operacionalização do PROA Index na primeira turma da Plataforma PROA, foi feita a partir de planilhas estruturadas. Os instrumentos de autoavaliação e avaliações por pares foram inseridos no ambiente virtual. A avaliação sob responsabilidade da tutoria foi feita diretamente nas planilhas. Foi demonstrada a aplicação do PROA Index, com uma atividade individual dos jovens e avaliação da tutoria. A pesquisa junto aos jovens desta turma, revelou que as avaliações e o feedback são pontos cruciais para o engajamento e aproveitamento do jovem, ratificando a relevância e pertinência do PROA Index.
A proposta de intervenção apresentada neste artigo, o PROA Index, consolida o propósito de formação profissional online da Plataforma PROA, de forma ampliada aos jovens brasileiros. Os resultados revelaram que o projeto entrega seus objetivos em termos de formação profissional e empregabilidade. A tecnologia propiciará empregabilidade garantida de três anos a centenas de milhares de jovens brasileiros nos próximos anos. O PROA Index mostrou-se um sistema consistente, viável e coerente, porém, como esperado, ainda possui avanços operacionais a serem percorridos.