Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR
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Palavras Chave

Vulnerabilidade do consumidor
Bibliometria
Transformative Consumer Research

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Manoel Bastos Gomes Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro do Norte
2 - Carlos Leandro Soares Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
3 - Lucas Emmanuel Nascimento Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro do Norte

Reumo

A vulnerabilidade no domínio dos estudos de consumo tem sido uma preocupação contínua dos pesquisadores do marketing que buscam compreender as necessidades dos consumidores (e.g. Hill & Sharma, 2020; Batat & Tanner Jr, 2019; Littlefield & Littlefield, 2019; Baker et al., 2005). Embora seja um tópico explorado nas pesquisas de consumo da última década, sua abordagem ainda é pouco formal e rasa de embasamento teórico (Hill & Sharma, 2020). Falta ainda consenso sobre a sua definição e das variáveis antecedentes e consequentes (Hill & Sharma, 2020).
Dado o impacto da vulnerabilidade na esfera do consumo e o seu potencial de afetar significativamente o bem estar dos consumidores, faz-se necessário a compreensão do fenômeno de forma mais abrangente e de uma maior atenção aos resultados das pesquisas que estão sendo realizadas. Somada à ausência de estudos que investigam o grau de maturidade da produção científica, o objetivo deste trabalho consiste em analisar, mapear e descrever a produção científica nacional e internacional sobre vulnerabilidade do consumidor.
A vulnerabilidade do consumidor é um estado de falta de poder que decorre de uma falta de equilíbrio em interações no marketplace ou do consumo de mensagens de marketing e produtos” (Baker, 2005 et al.). Assim, os consumidores vulneráveis não são atores racionais que fazem escolhas totalmente conscientes das informações e ideais do mercado (Berg, 2018). Em uma abordagem mais recente buscando compreender o fenômeno, Hill & Sharma (2020) indicam que no estado de vulnerabilidade, o consumidor tem acesso e controle limitado dos recursos, sendo assim, sua função no mercado é prejudicada.
Para alcançar o objetivo, foi conduzida uma revisão bibliométrica da literatura a partir da base de dados internacional Scopus e a base Scielo para obtenção de textos nacionais. Avaliou-se a evolução da produção científica por ano, os periódicos e os autores que mais publicaram. Com a leitura dos abstracts foi realizada a análise das categorias temáticas. Foram construídos mapas bibliométricos, como a rede de palavras-chaves e rede de co-autoria. Por fim, foi realizado uma análise de conteúdo dos documentos de maiores impactos.
As análises iniciais indicam que apesar do campo de estudos estar se desenvolvendo há 23 anos, ainda existe um número limitado de pesquisas na área. Baker foi identificado como o principal pesquisador da área. Os artigos se dividem principalmente no Journal of Marketing Management e Journal of Public Policy and Marketing. No contexto nacional, é notório uma predominância da abordagem quantitativa, diferentes dos estudos internacionais, e de periódicos bem qualificados (≥B1), além de serem mais voltados para a área da saúde.
Foi identificado temáticas específicas que estão sendo discutidas pelos trabalhos, a saber: pressão do mercado; serviços financeiros; conceito de vulnerabilidade e deficiência. Assim, foi possível construir uma agenda com propostas de pesquisas futuras, visando melhorar a compreensão da vulnerabilidade no domínio do consumo, bem o papel das empresas, dos profissionais de marketing e das políticas públicas na visibilidade desses consumidores.
Baker, S. M., Gentry, J. W., & Rittenburg, T. L. (2005). Building understanding of the domain of consumer vulnerability. Journal of Macromarketing, 25(2), 128-139. Baker, S. M., & Mason, M. (2012). Toward a process theory of consumer vulnerability and resilience: Illuminating its transformative potential. In Transformative consumer research: For personal and collective well-being (pp. 543-564). Taylor and Francis. Hill, R.P. & Sharma, E. (2020), Consumer Vulnerability. J Consum Psychol, 30: 551-570. doi:10.1002/jcpy.1161