Resumo

Título do Artigo

OS LÍRIOS DO CAMPO: como a tecnologia e a inovação vem ajudando o produtor rural
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tecnologia
Inovação
Agronegócio

Área

Agribusiness

Tema

Inovação e Tecnologia

Autores

Nome
1 - Glaucia Bambirra Silveira
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceição
2 - Isabel Cristina dos Santos
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O Brasil ocupa posição de destaque na produção e exportação de alimentos, de forma que o agronegócio representa um setor importante na economia brasileira (GONÇALVES et al, 2017). O Sistema Brasileiro de Ciência e Tecnologia na agricultura possui interações robustas com outras redes de pesquisa, podendo servir como referência no desenvolvimento e implantação da pesquisa no setor do agronegócio (SANTOS et al., 2020). A tecnologia encontrou terreno fértil para o desenvolvimento no agronegócio e pode ser considerada uma grande aliada na solução dos problemas nos setores produtivos.
O trabalho consistiu em realizar uma análise dos artigos científicos publicados no banco de dados da Web of Science de 2016 a 2020 com a temática inovação, tecnologia e agronegócio, com o objetivo de verificar como a tecnologia está ajudando o produtor rural. A pesquisa visa delimitar os estudos que abordem a temática e relatar quais são as contribuições de pesquisadores brasileiros. O problema de pesquisa é: quais são as contribuições de pesquisadores brasileiros no tema inovação e tecnologia no agronegócio?
A produção de alimentos brasileira contribui com uma parcela significativa da produção mundial (HABERLI et al., 2017), especialmente em virtude do aumento da demanda mundial por alimentos (LEITE; BATALHA, 2016) que aumenta a pressão sobre os sistemas de produção alimentar (ARTUZO et al, 2017). A inovação é fator intermediário entre o desempenho da tecnologia e o agronegócio, assim, a tecnologia impacta significativamente a produtividade do setor do agronegócio (AYODELE et al., 2019).
Foram compilados 28 artigos científicos com a abordagem simultânea dos descritores inovação, tecnologia e agronegócio, no período de 2016 a 2020, em todas as línguas e áreas do conhecimento. Dentre esses estudos, destacam-se 7 artigos elaborados por pesquisadores brasileiros, inclusive três deles foram escritos com a colaboração de estudiosos de Portugal, Espanha e França. A Universidade Federal de São Carlos foi a instituição que mais se destacou nas produções acadêmicas, inclusive com a formação de alianças com outras organizações como EMBRAPA e universidades brasileiras e estrangeiras.
A principal contribuição do artigo foi apresentar os trabalhos científicos nacionais e internacionais que abordam simultaneamente a tecnologia, a inovação e o agronegócio, a partir do banco de dados da Web of Science. A quantidade de publicações no período de 2016 a 2020, em todas as línguas e áreas do conhecimento foi equilibrada, com destaque para o aumento crescente na quantidade de citações ao longo dos anos, atingindo o ápice em 2019, o que sinaliza um crescente interesse dos pesquisadores no tema.
GONÇALVES, Jackson E. et al. Reflexões atualizadas sobre o contexto do agronegócio brasileiro. Agroalimentaria, 2018. HABERLI JR, Caetano; OLIVEIRA, Tiago; YANAZE, Mitsuru. Understanding the determinants of adoption of enterprise resource planning (ERP) technology within the agri-food context: the case of the Midwest of Brazil. International Food and Agribusiness Management Review, 2017. SANTOS, Isabel Cristina dos. et al.. O Ecossistema Brasileiro de Pesquisa Agrícola: uma trajetória evolucionária em CT&I. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento, 2020.