Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA DE UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GERAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL: O OLHAR DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DIGITAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Arranjo Produtivo Local
Capital Social
Governança

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes de Cooperação, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - EDERSON RODRIGUES DE MELO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA
2 - Fernando Gomes de Paiva Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Chris Herbert Berenguer Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA

Reumo

Os novos arranjos de desenvolvimento de territorial dispõem de mecanismos efetivos de articulação estratégica entre agentes econômicos, políticos e sociais no âmbito de uma determinada delimitação espacial. O presente estudo descreve a governança de um Arranjo Produtivo Local (APL) do setor de Tecnologia informação e comunicação no Estado de Pernambuco, sob a lente da abordagem do modelo analítico de Capital Social proposto por Lin (2004) a partir da perspectiva do atores sociais atrelados à governança do Porto Digital exercida pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD).
Existe dificuldade de operacionalização de um tipo ideal de governança no contexto do capitalismo tardio (FONTES, 2018). Na perspectiva de Fontes (2018), o conceito de governança se mostra problemático em culturas tradicionalmente clientelistas, pois tendem a malograr tentativas de implementação de modelos de governança que encontram nas redes de colaboração sua condição sine qua non de funcionamento. É nesse sentido que o estudo tem por objetivo trazer luz ao entendimento da adoção de modelos de governança situados num contexto periférico aos centros geopolíticos.
O estudo toma como base as discussões teóricas da governança em seu papel na mediação de políticas de aglomeração no desenvolvimento territorial (Groddach et. al, 2017) e o papel da governança nas decisões gerenciais estratégicas cuja abordagem influencia o interesse de stakeholders externos. Discute-se os esforços da governança na geração de capital social como principal ativo coletivo da rede inserida no APL. O estudo toma como arcabouço conceitual o modelo analítico proposto por Lin (2004) ao tratar as análises acerca do NGPD.
O estudo emprega a metodologia de pesquisa qualitativa tendo o estudo de caso incorporado como abordagem investigativa (YIN, 1994), residindo na descrição e análise do sistema de governança do Porto Digital por meio de seu Conselho de Administração, como unidade social (MERRIAM, 1998). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco membros do NGPD atentando-se para as recomendações de Minayo (2017) acerca de critérios de saturação como critério de qualidade na pesquisa qualitativa.
As análises tomam como base as categorias do modelo de Lin (2004)m sendo elas: desigualdades do capital social, capitalização do capital social e efeitos do capital social. Na primeira categoria identifica-se a pertinência da legitimidade institucional como um ativo coletivo advindo dos esforços da governança; na segunda identifica-se a pertinência da proximidade relacional como elemento mediador da acessibilidade do Capital Social gerado no APL; na terceira observa-se um sentimento generalizado de satisfação no trabalho por parte dos atores inseridos no APL.
Os achados do estudo evidenciam o papel da governança diante das políticas de aglomeração e desenvolvimento local elucidadas na forma do APL tecnológico do Porto Digital como mecanismos potencializadoras de vantagens competitivas regionais ao concentrarem seus esforços no desenvolvimento setorial de TICs. Destaca-se, portanto, o papel da governança como mediadora do fortalecimento das redes colaborativas ao aproximar atores do arranjo produtivo, conferindo-lhes posicionamentos centralizados na estrutura reticular. Implicações gerenciais são discutidas a partir do papel da governança.
BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. (ed.) Handbook of theory and research for the sociology of education. Nova Iorque: Greenwood Press, 1986. COLEMAN, James. Social capital in the creation of human capital. American Journal of Sociology, n.94, 1988. DERAKHSHAN, Roya; TURNER, Rodney; MANCINI, Mauro. Project governance and stakeholders: a literature review. International Journal of Project Management. v. 37, n. 1, p. 98-116, 2019. FONTES, B. A. S. M. Redes Sociais e Governança em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 10, p. 3123–3132, 2018.