Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA E AS MÍDIAS SOCIAIS VIRTUAIS: UMA VISÃO SOBRE AS POSTAGENS E AS PUBLICAÇÕES DE NOVOS LÍDERES E INFLUENCIADORES DIGITAIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança
Mídias Sociais
Líder

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Marcello Vinicius Doria Calvosa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - GeCaPEP / DCAd-ICSA
2 - Mozer Magno de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
3 - Melina Pompeu de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional
4 - Eder de Carvalho Januario
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - butanta

Reumo

A relevância do tema apresenta-se pelo direcionamento, função social, construção de fenômeno e das consequências que a liderança ou a falta dela pode gerar para as organizações e para a sociedade. Apesar de ser um tema amplamente debatido, em muitos pontos não há teoria de consenso que possa balizar o conhecimento na área, em outros, a forma tradicional de se envolver, analisar ou compreender cenários contemporâneos mostra-se frágil e de percepção duvidosa.
Questão de pesquisa: - existem diferenças de expressão, de publicação e de interesse, quando comparadas as mídias tradicionais de publicação com as mídias sociais virtuais, mostrando alguma relação entre a forma como se apresentam as abordagens tradicionais e contemporâneas de liderança? O objetivo: analisar como o tema liderança possui penetração social em mídias sociais virtuais, a partir de postagens, publicações e conteúdo compartilhados por formadores de opinião, digital influencers, a partir da recorrência de verbetes usados na abordagem tradicional e contemporânea do tema Liderança.
Formas tradicionais de se expressar, investigar e publicar conteúdo em liderança e suas críticas. Formas contemporâneas de tratar o tema liderança e os agentes de mudança. Liderança Aberta. Liderança de Opinião nas Redes Sociais. Liderança Virtual ou E-Leadership,
A pesquisa contou com fases qualitativas e quantitativas. Uma dessas fases envolveu entrevistas Focus Group com professores e pesquisadores especialistas sobre o tema liderança, que após duas entrevistas distintas definiram 14 principais verbetes ou expressões presentes em publicações científicas ou literatura acadêmica no estudo de liderança, em inglês e seus equivalente em português. Seguiu-se uma pesquisa bibliométrica e pesquisa bibliográfica. Foram analisadas mídias tradicionais e contemporâneas de postagens e publicações sobre o tema liderança.
(i) a ordem de interesse de publicação dos temas mostrou algumas discrepância da pesquisa em língua inglesa e língua portuguesa.; (ii) Em português, o verbete Líder foi o que mostrou maior recorrência, atingindo relevância entre 54% (Instagram) e 84% (LinkeIn) de citações, além de 80% total da base de dados das mídias sociais virtuais, mostrando aderência à forma contemporânea de tratamento do tema liderança.
Quando comparado o estudo atual com as pesquisas bibliométricas recentes anteriores em bases de mídia prestigiosa e conservadora, observa-se que em língua portuguesa, guardada as devidas proporções, a abordagem de tratamento de assuntos, publicações, postagens, compartilhamento de conteúdo, debates e discussões é mais contemporânea e afasta-se mais da abordagem tradicional do tema liderança, do que em língua inglesa, tanto para canais conservadores, quanto para mídias sociais virtuais.
ADERALDO, I.; ADERALDO, C; LIMA, A. Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional. Cad. EBAPE.BR, v. 15, Ed. Spe, Art. 8, pp. 511-533, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395160287 AVOLIO, B.; SOSIK, J.; KAHAI, S.; BAKER, B. E-leadership: Re-examining transformations in leadership source and transmission. The Leadership Quarterly, v. 25, n.1, pp. 105-131, 2014. HAYES, S.; BURKETT, J. Almost a Principal: Coaching and Training Assistant Principals for the Next Level of Leadership. Journal of School Leadership. March.2020. https://doi.org/10.1177/1052684620912673