Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA LIDERANÇA DO PRESIDENTE E A CRISE FEDERATIVA NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança Política
Análise do Discurso
COVID-19

Área

Administração Pública

Tema

O Covid-19 e a Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Felipe Fróes Couto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Campus Darcy Ribeiro - Montes Claros
2 - Gabriel Farias Alves Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Campus Pampulha
3 - Alexandre de Pádua Carrieri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

O objetivo desse trabalho é analisar criticamente a liderança política de Jair Bolsonaro em relação aos demais entes federativos durante a pandemia Coronavirus Disease 2019 (COVID-19), a partir dos direcionamentos da análise crítica do discurso de Van Dijk. Para tanto, buscamos discursos proferidos pelo Presidente publicados oficialmente por Jair Bolsonaro em seu canal no Youtube. No presente estudo, ao optarmos por utilizar tal abordagem do discurso, concebemos que o discurso está presente na interação falada ou escrita entre os sujeitos.
O problema de pesquisa escolhido, portanto, é: como é possível analisar criticamente a liderança política de Jair Bolsonaro em relação aos demais entes federativos durante a pandemia Coronavirus Disease 2019 (COVID-2019), a partir dos direcionamentos da análise crítica do discurso de Van Dijk? A escolha de trabalhar com a análise crítica do discurso em Van Dijk (1999; 2000; 2015) se justifica pelo fato dessa abordagem trabalhar com a produção de grupos sociais de discursos ditos públicos, assim como a influência de sujeitos de poder, como o político brasileiro aqui analisado.
Partindo da proposta de Van Dijk (1999), a análise do discurso em formato crítico que utilizamos neste trabalho segue algumas temáticas explícitas que estão nas falas e nos textos como: conhecimentos e opiniões acumuladas ao longo da vida e presentes nas memórias dos sujeitos discursivos; a situação de comunicação em que os sujeitos se encontram, ou seja, o contexto e; a memória coletiva, em relação aos assuntos e temas compartilhados em um mesmo grupo social. A partir do exposto, seguimos o protocolo de pesquisa elaborado por Couto e Carrieri (2018).
No percurso, coletamos de quinze vídeos publicados na plataforma YouTube, conforme o Quadro 02 . Com o suporte do software Atlas-TI, buscamos identificar nos vídeos, duas temáticas, a saber: 1) relação de liderança com governadores e prefeitos durante a crise; e 2) perfil de liderança na Presidência da República durante a crise. Os trechos identificados na fase de coleta de dados foram sinalizados e transcritos na íntegra.
O cenário que encontramos nos discursos de Jair Bolsonaro remetem a um governo que tem se afastado de suas obrigações de liderança ante momentos de crise. O palco da pandemia se tornou uma arena de disputas políticas e eleitorais em que as prioridades têm sido alocadas na preservação da imagem política. Um grande debate nacional foi criado na esfera federal em função de sua vocação economicista e seu desejo latente de reabertura do mercado e aceitação das mortes como “fatos naturais”.
A crise se instalou exatamente em função da discordância de lideranças locais como Governadores e Prefeitos que, atualmente, têm lutado com orçamentos ajustados e insuficientes para lidar com a situação de emergência. Enquanto isso, Jair Bolsonaro se preocupa continuamente com a reafirmação de sua autoridade enquanto Presidente da República e constrói uma narrativa de que o cenário não é tão grave quanto parece. O resultado de suas ações pode se traduzir em uma grande tragédia para as populações mais vulneráveis.
Couto, F. F. & Carrieri, A. P. (2018). Análise crítica do discurso: a teoria a partir de Teun A, Van Dijk. Em: XXI Seminários de Administração da USP, 2018, São Paulo. Anais... São Paulo: SemeAd, XXI, 1-12. Van Dijk, T. (1999). El analisis crítico del discurso. Anthropos, (186), 23-36. Van Dijk, T. (2000). El estudio del discurso. Em T. Van Dijk, El discurso como estructura y proceso. (21-65). Barcelona: Gedisa. Van Dijk, T. (2001). Critical Discourse Analysis. Em D. Schiffrin, D. Tannen, & H. E. Hamilton, The Handbook of Discourse Analysis (pp. 352-371). Oxford: Blackwell Publishers.