Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE COLABORAÇÃO E A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENVOLVENDO OS ATORES DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
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Palavras Chave

Inovação
Relação Universidade Empresa
Transferência de conhecimento

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes de Cooperação, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Sandro de Freitas Nascimento
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Manolita Correia Lima
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PMDGI - São Paulo

Reumo

O conhecimento é um fator essencial para o desenvolvimento humano, social e econômico (NONAKA; TAKEUCHI, 1995). Na Administração, a criação, gestão e transferência de conhecimento torna-se uma fonte de vantagem competitiva para as organizações. O potencial para a inovação pode emergir internamente nas empresas ou por meio da interação entre os outros agentes envolvidos no ecossistema de inovação, como por exemplo, universidades e institutos de pesquisa (ETZKOWITZ; LEYDESDORFF, 2000).
Questão de pesquisa: como a colaboração entre os agentes do ecossistema de informação se relaciona com a transferência de conhecimento? Assim sendo, o objetivo desta pesquisa reside em investigar como a colaboração entre os agentes do ecossistema de inovação se relaciona com a transferência de conhecimento.
Com base em extensa consulta à literatura, a seção constrói as lentes teóricas que deram sustentação a elaboração do instrumento de coleta e a interpretação dos dados, para tanto, a seção se organiza da seguinte forma. Inicialmente, discutir-se-ão os principais conceitos da teoria da gestão do conhecimento e suas aplicações na transferência do conhecimento. Na sequência, investigar-se-á a evolução da teoria do ecossistema de inovação, com o detalhamento de cada modelo de colaboração (hélices) entre os agentes do ecossistema de inovação que será utilizado para o alcance dos objetos fixados.
A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, o método escolhido é o estudo de caso múltiplo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e os resultados foram apurados com análise de conteúdo. As unidades sociais de estudo são cinco polos de inovação da Rede Federal de Educação credenciados pela Empresa Brasileira de pesquisa e inovação industrial - Embrapii. A seleção dos polos levou em conta os critérios de porte, região e expertise, procurando contemplar uma maior diversidade entre as características das unidades.
Serão destacados os pontos de maior convergência entre os entrevistados, abordando primeiramente os resultados obtidos a partir das categorias dedutivas e posteriormente os dados que emergiram do campo. Considerando a Colaboração do Ecossistema de Inovação, estão presentes nas entrevistas as subcategorias relacionadas as três categorias de colaboração do ecossistema de inovação (hélice tripla, quádrupla e quíntupla). Nos relatos a seguir, observam-se características da universidade empreendedora que na visão de Etzkowitz (2003) corresponde a um ambiente propício à inovação.
Por meio do estudo realizado percebe-se que os resultados empíricos confirmam a teoria da gestão do conhecimento. A teoria afirma que a transferência de conhecimento entre os atores do ecossistema de inovação acontece por meio de fluxos intencionais e não intencionais, a partir de ações conjuntas, tais como contratos firmados e pesquisas colaborativas (D’ESTE; IAMMARINO, 2013; MAIETTA, 2015). Nesta pesquisa, evidencia-se que os fluxos intencionais são caracterizados pela transferência de conhecimento baseado em relações transacionais (formais), e os fluxos não intencionais (informais).
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