Resumo

Título do Artigo

O Match Ideal: Um Estudo da Relação Entre a Geração Millenium e o Mercado de Luxo no Contexto da Economia Compartilhada
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Palavras Chave

Luxo
Economia Compartilhada
Geração Millenium

Área

Marketing

Tema

Mercados de luxo e outros novos mercados

Autores

Nome
1 - Ana Paula Santos Xavier
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Catharine Yaeko Tanaka
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Fernanda Leopoldo da Cunha Menezes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

Aborda o panorama geral do mercado de luxo, geração millenium e economia compartilhada. As marcas de luxo vêm se adaptando às preferências dos consumidores jovens que vêm ganhando mais espaço, as gerações Y e Z representarão aproximadamente 55% do mercado de luxo em 2025 (BAIN & COMPANY, 2018). Isso tem afetado a economia no geral (SOROSINI; CARDOSO, 2018). Surge então a idéia de economia compartilhada (SCHOR, 2014). Projeções realizadas pela PwC (2016) indicam que em 2025 o compartilhamento movimentará 335 bilhões de dólares mundialmente, 20 vezes mais que os 15 bilhões movimentados em 2014.
O problema de pesquisa que este artigo pretende investigar é como as empresas de luxo têm atuado para conquistar a geração millenium por meio da economia compartilhada. Já os objetivos específicos são: identificar as estratégias de sobrevivência do mercado de luxo na economia compartilhada e verificar o impacto gerado pelo perfil de consumo da geração millenium.
Os temas tratados foram o mercado de luxo, sua definição, classificações e suas respectivas transformações; o perfil e comportamento da geração millenium; o impacto da economia compartilhada para o setor e por fim, a relação destes três temas como um todo.
Descreve e justifica os procedimentos metodológicos adotados para pesquisa de campo com o público escolhido. O tipo de pesquisa adotado no estudo foi o exploratório e o método utilizado foi do tipo qualitativo. Neste artigo, o método de coleta de dados e o instrumento foram, respectivamente, a entrevista em profundidade com um roteiro de perguntas abertas. Tais entrevistas foram efetuadas com especialistas do mercado brasileiro de luxo e por fim, o método de análise empregado foi a análise de conteúdo.
Foram apresentados e analisados os resultados da pesquisa de campo, com a qual se observou que as opiniões dos entrevistados vez ou outra eram divergentes em determinados assuntos, mas o que sempre foi dito por absolutamente todos eles, independentemente de laudas geradas, e tempo de entrevista, foi que o mercado de luxo sempre foi muito resiliênte e assim como os demais mercados, também está a mercê das mudanças econômicas e sociais, por tanto, terá sempre que se adequar às necessidades e desejos de novos consumidores e de novos contextos.
Destaca-se que o artigo possibilitou a compreensão da situação do mercado de luxo no atual contexto. Constatou-se que o mercado de luxo sempre foi muito resiliênte e conseguiu se adaptar às mudanças de preferência de seus consumidores. Logo, as marcas de luxo deverão se adequar às exigências e necessidades da nova geração, haja vista que a economia compartilhada e a geração Y são conceitos que tendem a cada vez mais estar relacionados com as estratégias de vendas e posicionamento das marcas de luxo. Foram ainda relatadas sugestões para novos estudos e as limitações encontradas neste estudo.
ALLÉRÈS,Danielle BAIN&COMPANY BARDIN,Laurence BEAULOYE,Florine;HO,Irene BOUÇAS,Cibelle BRUNELLI,M.Q.et al CASTARÉDE,Jean CASTILHO,Kathia;VILANÇA,Nizia CERBASI,Gustavo ELL,Kellie FLICK,Uwe HALLMANN,R.M. HAUSSER,F. KAPFERER,J.N.;BASTIEN,V. LAKATOS,E.M.;MARCONI,M.A. MASLOW,A.H. MORAES,Rosana OLIVEIRA,Sidnei PRICEWATERHOUSECOOPERS ROSA,M.V.F.P.C.;ARNOLDI,M.A.G.C. SCHOR,J. SERRANO,D.P. SILVEIRA,A.B.;HOPPEN,N. SILVEIRA,L.M.;PETRINI,M.;SANTOS,A.C.M.Z. SOROSINI,Marcela;CARDOSO,Letycia STRAUSS,A.,CORBIN,J. STREHLAU,Susane TUNGATE,Mark VILLANOVA,A.L.I. WAGNER,T.et al