Resumo

Título do Artigo

Bem-estar em Ambientes de Aprendizagem Acadêmicos sob o Enfoque de Alunos de Pós-Graduação
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Palavras Chave

Pós-Graduação
Bem-estar
Aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - MICHELI DAL BO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Porto Alegre

Reumo

O número de programas de pós-graduação stritu sensu vem aumentando no Brasil, perseguido metas numéricas estabelecidas com base em tempo de formação e quantidade de pesquisa/publicações científicas. Uma corrida para formar mestres e doutores se estabeleceu no país. Ao mesmo tempo, ocorre um esforço excepcional de pesquisadores e professores, em um ambiente geralmente burocratizado e pouco favorável, para alcançarem níveis de qualidade e produtividade de países desenvolvidos. Reverberando em um ambiente de aprendizagem repleto de estressores.
A pesquisa teve por objetivo discutir as origens de alguns estressores e possíveis estratégias para minimiza-los em ambientes de aprendizagem da pós-graduação, sob o prisma da saúde mental e bem-estar psicológico.
Os estressores influenciam o ajustamento psicológico e psicossocial dos alunos, que além de impactar prejudicialmente sobre a saúde mental e bem-estar psicológico, influencia negativamente o desempenho, o que afeta a qualidade de seu trabalho e da própria formação acadêmica. Um dos principais fatores que reverbera em anomalias associadas à saúde e ao bem-estar no contexto de aprendizagem é a lógica do produtivismo acadêmico. Professores vivenciam problemas de saúde que estão relacionados a pressão, e esses problemas acabam afetando a saúde mental e bem-estar dos alunos (SILVA, 2019).
Desenvolver melhores condições/metodologias e resiliência nos ambientes de aprendizagem da pós-graduação com intuito de auxiliar os alunos a lidar com situações complexas pode refletir no bem-estar e por consequência contribuir no processo de aprendizagem. Tornado ambientes de pós-graduação menos traumáticos e reduzindo os estressores, reverberando assim, em maior qualidade no ensino e aprendizagem no meio acadêmico.
A saúde mental e o bem-estar psicológico reverberam em um tema complexo que afeta não somente os alunos de pós-graduação, mas a sociedade como um todo, em seus diversos contextos. Apesar do ambiente da pós-graduação favorecer ao surgimento de transtornos mentais, os resultados desta pesquisa também reforçam a necessidade de enfrentar o problema a partir de políticas públicas e institucionais, pois a pós-graduação contribui para o desenvolvimento de competências que garantem a empregabilidade de profissionais, docentes e pesquisadores, que promovem o desenvolvimento técnico-científico do país.
SILVA, A. B. Produtivismo Acadêmico Multinível: mercadoria performativa da Pós-Graduação em Administração. Revista de Administração de Empresas, v. 59, p. 341-352, 2019. FARO, A. Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 29, n. 1, p. 51-60, Mar. 2013. LEVECQUE, K. et al. Work organization and mental health problems in PhD students. Research Policy, v. 46, n. 4, p. 868-879, 2017.