Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM OS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Desempenho acadêmico
Processo de identificação
Graduação em Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Mara Danielly Mendonça Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Florestal
2 - Adriana Ventola Marra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CAMPUS DE FLORESTAL
3 - Nayara Kelly Ferreira dos Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico

Reumo

Diversos fatores contribuem para a evasão no ensino superior, porém, cada aluno, curso e universidade apresentam suas peculiaridades no que se refere ao fenômeno. Mas a maioria dos estudos aponta fatores comuns associados à universidade e aos discentes (OLIVEIRA et al., 2019). O desempenho acadêmico é um destes fatores. Haveroth, Santos e Cunha (2019) indicam a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre fatores psicológicos associados ao desempenho acadêmico, pois constataram uma a tendência do desempenho acadêmico superior fruto de uma presença de afeto positivo.
Diante da importância de estudar a evasão no ensino superior e de sua relação com o desempenho acadêmico, este estudo buscou explorar o possível vínculo entre o processo de identificação com o curso e com a universidade e o desempenho do estudante. Teve como objetivo geral descrever as percepções dos discentes sobre as relações entre seu desempenho acadêmico e seu nível de identificação com o curso de administração e com a Universidade Federal de Viçosa.
Este estudo se pautou em abordagens teóricas sobre os fatores determinantes do desempenho acadêmico e o processo de identificação. Estudos indicam que o desempenho acadêmico também está associado a fatores psicológicos do estudante (HAVEROTH; SANTOS; CUNHA, 2019). Kreiner e Ashfort (2004) alegam que o sujeito, a partir da identificação, busca construir um entendimento de pertencimento a um grupo humano, tentando entender quem ele é. Desta forma, a identificação pode ocorrer de forma neutra, superidentificação, desidentificação e ambivalente.
O estudo realizado é de natureza qualitativa, com caráter descritivo. A coleta de dados ocorreu através da observação participante, entrevistas semiestruturadas, técnica de escolha, configura-se em uma triangulação de dados. Foram entrevistados 20 discentes, selecionados por acessibilidade. A técnica de escolha teve inspiração projetiva (DONOGHUE, 2000), na qual os entrevistados selecionaram os estímulos de uma lista com quatro figuras referentes ao modelo expandido de identificação (KREINER; ASHFORTH, 2004). Os dados foram analisados por análise de conteúdo (BARDIN, 2011).
As categorias finais trabalhadas foram: curso, universidade e desempenho acadêmico. Os resultados apontaram que existe uma possível relação entre identificação e desempenho acadêmico. Esta relação se apresentou mais forte em relação à instituição de ensino, pois os discentes se mostraram mais apegados afetivamente à UFV/CAF, do que ao curso de Administração em si. Sobre o desempenho acadêmico dos alunos, a maioria permaneceu no mesmo patamar de como era no ensino e médio. Não sendo necessariamente o curso ou a universidade que influenciam no seu desempenho.
A maioria dos discentes relatou um nível de Identificação Ambivalente ou Neutra em relação ao curso. Conclui-se que poucos discentes se sentem superidentificados com o curso. No que tange à identificação dos discentes com a UFV, a maioria apontou uma Superidentificação com a universidade. Fazendo uma associação entre a identificação com a universidade e o desempenho, percebeu-se que os alunos com uma Superidentificação possuíam a tendência de ter um melhor desempenho. Percebeu-se também a imagem de prestígio construída pela UFV gerando um orgulho de pertencimento nos discentes.
HAVEROTH, J.; SANTOS, C. A. dos; CUNHA, P. R. da. Relação do Afeto Percebido com o Desempenho de Acadêmicos de Ciências Contábeis e Características Individuais. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro: UFRJ, v. 14, n. 3, p. 1-19, 2019. KREINER, G. E.; ASHFORTH, B. E. Evidence toward an expanded model of organizational identification. Journal of Organizational Behavior, v. 25. n. 1, p. 1-27, 2004. MIRANDA, G. J. et al. Determinantes do Desempenho Acadêmico na Área de Negócios. Revista Meta: Avaliação, [s.l.], v. 7, n. 20, p. 175-209, nov. 2015.