Resumo

Título do Artigo

EMPREENDER OU NÃO EMPREENDER? O CASO DO QUIOSQUE DE FROZEN IOGURTE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo
Plano de negócio
Novo negócio

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ester dos Santos Oliveira Régis
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Itajaí
2 - Ana Paula Pereira dos Passos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu
3 - Suzete Antonieta Lizote
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai

Reumo

Este caso promove uma reflexão sobre empreendedorismo a partir da história de Kavita, uma professora em administração, que cogitava investir em seu próprio negócio. Em 2011, Paulo, um amigo antigo, apresentou uma proposta de venda de frozen iogurte para a classe “C”. Antes de decidir sobre o empreendimento, em conjunto, ambos fizeram um plano de negócio, no qual levantaram informações que consideraram relevantes para a tomada de decisão. Nesse contexto, se faz necessário discutir sobre a viabilidade de investir no negócio, considerando as particularidades do mercado e os dados coletados.
Espera-se que o discente, por meio do caso, desenvolva a compreensão de quais são as características empreendedoras e suas implicações na abertura de um novo negócio. Bem como, o entendimento das informações necessárias para o desenvolvimento de um plano de negócio que seja base para a tomada de decisão. Dessa forma, os objetivos didáticos do caso são: a) compreender as características empreendedoras; b) diferenciar administradores e empreendedores; c) entender a elaboração de um plano de negócio; e d) analisar de forma crítica a viabilidade do investimento em um novo negócio.
Este caso para ensino foi baseado em fatos reais e para sua construção foram utilizados dados primários coletados a partir de uma entrevista, via Skype, com Kavita, personagem principal da história, com duração de 3 horas. O nome do sócio de Kavita e da organização foram alterados para preservar o sigilo e a identidade deles.
O presente caso foi desenvolvido para aplicação nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na área de Gestão, na disciplina de Empreendedorismo, em sessões que enfoquem os conceitos relacionados as características empreendedoras e ao plano de negócio.
COOLEY, L. Entrepreneurship training and the strengthening of entrepreneurial performance. Final Report. Contract. Washington: USAID, 1990. DORNELAS, J. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. 2. ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2016. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986. McCLELLAND, D. C. Entrepreneurship and achievement motivation: approaches to the science of socio-economic development. In: LEYGEL, P (org.). Paris: UNESCO, 1971.