Resumo

Título do Artigo

O cenário da transformação digital: temas emergentes e tendências
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Transformação Digital
Plataformas digitais
Inovação em modelos de negócios

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Ana Lucia Figueiredo Facin
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Campus Itapeva
2 - Cristiane Matsumoto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Engenharia Química
3 - Ana Paula Franco Paes Leme Barbosa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Engenharia de Produção
4 - Ana Flavia Safady da Gama Cruz
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Campus de Itapeva
5 - Mario Sergio Salerno
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamenmto de Engenharia de Produção

Reumo

A transformação digital (TD) tem despontado como relevante na discussão sobre tendências em diversas indústrias e modelos de negócios, com destaque para os benefícios no desempenho das operações, e também na criação de valor através da inovação de produtos, serviços e na forma de negociá-los. Destacam-se também as pesquisas no campo da ciência da computação e nos de gestão e negócios, tais como, gestão estratégica, teoria organizacional e gestão da inovação, que apresenta um conjunto discussões sobre os benefícios e os desafios para cada tipo de tecnologia e ainda algumas aplicações inovadoras
A TD tem se mostrado relevante para a teoria e para a prática, principalmente onde as tecnologias emergentes “apresentam novos e significativos desafios à ciência da organização”, devido a: (i) sua "Inteligência" que supera o desempenho humano em funções qualificadas; (ii) seus recursos de análise – que têm provocado mudanças nos processos e modelos de negócios das organizações; (iii) a possibilidade de novas abordagens para inovação dentro e entre organizações. Para lidar com estes desafios essa pesquisa visa responder à questão: Quais são os temas emergentes sobre a transformação digital?
A pesquisa foi conduzida a partir de uma revisão sistemática da literatura realizada em duas etapas: (i) estudo bibliométrico para identificação dos principais referenciais teóricos por meio de análise quantitativa de uma amostra de publicações e citações; (ii) análise do conteúdo dos principais referenciais bibliográficos destacados na primeira etapa. As duas abordagens são usadas para identificar temas e tendências emergentes considerando os tópicos e campos mais discutidos e também algumas lacunas que podem existir na literatura (Agostini & Nosella, 2019; Gomes et al., 2018) sobre TD
Com o software CiteSpace foi possível observar “clusters”, que nada mais são do que agrupamentos de trabalhos que tratam de um assunto sob determinado ponto de vista. Na análise dos clusters, as discussões emergentes que mais se destacaram formam: (i) a renovação estratégica em meio à TD; (ii) como implementar tecnologias associadas à Indústria 4.0 (I4.0); (iii) como a digitalização pode habilitar processos e ofertas de servitização; (iv) como a TD impulsiona a inovação nos modelos de negócios; (v) como gerir a inovação digital; (vi) como a TD vem alterando a experiência dos consumidores
A adoção da revisão bibliográfica sistemática demonstrou-se útil na identificação dos temas que caracterizam o campo de estudo da TD, com ênfase para temas emergentes que podem ser interessantes para serem explorados em futuras pesquisas. Utilizando este processo de revisão, uma lista de autores e publicações foi obtida como sendo os que mais se destacam nesse campo e, portanto, merecendo um devido aprofundamento estão aqueles que estudam como a TD impulsiona a inovação, incluindo na discussão do papel das plataforma digitais, e os que discutem os desafios da implementação bem sucedida da TD
Bharadwaj, A., El Sawy, O. A., Pavlou, P. A., & Venkatraman, N. (2013). Digital business strategy: toward a next generation of insights. MIS quarterly, 471-482. Nambisan, S., Wright, M., & Feldman, M. (2019). The digital transformation of innovation and entrepreneurship: Progress, challenges and key themes. Research Policy, 48(8), 1-9. Van Alstyne, M. W., Parker, G. G., & Choudary, S. P. (2016). Pipelines, platforms, and the new rules of strategy: Scale now trumps differentiation. Harvard Business Review, 94, 54–62.