Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM A PARTIR DOS ERROS NO LOCAL DE TRABALHO: a experiência de profissionais de TI utilizando Scrum
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Palavras Chave

Aprendizagem a partir dos erros.
Comportamento inovador no trabalho.
Modelagem de equações estruturais.

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - WASHINGTON SABINO DE SOUSA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Reumo

Algumas pesquisas e o senso comum, associam o erro principalmente a efeitos negativos, consequentemente, o medo de errar e o empenho em evitá-lo afeta a relação entre erro, aprendizagem e comportamentos inovadores. Neste cenário, embora a prevenção de erros seja uma questão crucial para o gerenciamento da qualidade e segurança nas organizações, a falibilidade faz parte da natureza humana, e os erros não podem ser evitados.
É crescente a necessidade de compreender cada vez mais a relação de indivíduos e grupos com o erro no ambiente de trabalho, para que sejam criadas práticas que reduzam as consequências negativas dos erros, principalmente em ambientes que demandem criação e experimentação de novas ferramentas ou processos. Assim, tem-se como objetivo geral: avaliar a influência do clima para aprendizagem a partir dos erros, segurança psicológica, aprendizagem a partir dos erros e comportamento inovador no trabalho na percepção de profissionais de tecnologia da informação (TI) em atuação com Scrum.
A fundamentação teórica define os construtos a seguir, bem como justifica as relações (hipóteses) entre eles: - Erros e falhas - Clima para aprendizagem a partir dos erros - Segurança psicológica - Aprendizagem a partir dos erros - Comportamento inovador no trabalho - Scrum como contexto da pesquisa
Para se examinar as relações potenciais entre os construtos considerados neste estudo foi utilizado um instrumento composto de três escalas. O questionário foi respondido por 123 profissionais de TI que ao longo da carreira tiveram experiência com scrum em 3 meses ou mais. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e o modelo estrutural foi estimado e avaliado a partir do software SmartPLS 3.
Os respondentes, predominantemente, possuíam mais de cinco meses de experiência com Scrum e estavam atuando com Scrum no momento da participação. A maioria é do sexo masculino, idade entre 31 e 40 anos, pós graduados, atuando há mais de um ano na empresa. Após a eliminação de 5 itens todas as variáveis latentes apresentaram validade convergente, validade discriminante, e confiabilidade adequadas. Todas as relações estruturais foram significantes, confirmando as 5 hipóteses que foram propostas.
Constatou-se que em um ambiente cuja situação envolve o erro, quando o clima é propício à aprendizagem a partir dos erros, a segurança psicológica é percebida (H1), e o erro pode se tornar subsídio para a aprendizagem (H2), o que promove o comportamento inovador (H3). Neste cenário, organizações que pretendem promover o comportamento inovador como característica de seus funcionários, é preciso realizar ações que estimulem a comunicação e a tolerância entre colegas em situações que envolvam erros.
DE JONG, J. P. J.; DEN HARTOG, D. N. Measuring innovative work behaviour. Creativity and Innovation Management, v. 19, n. 1, p. 23-36, feb. 2010. EDMONDSON, A. C. The Fearless Organization: Creating Psychological Safety in the Workplace for Learning, Innovation, and Growth. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, 2018. ZHAO, B.; SEIFRIED, J.; SIEWEKE, J. Trainers’ responses to errors matter in trainees’ learning from errors: evidence from two studies. Journal of Managerial Psychology, v. 33, n. 3, p. 279-296, 2018.