Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo Social e os Tipos de Inovação Social: Uma análise dos 27 estados brasileiros
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Inovação social
empreendedores sociais
tipos de inovações sociais

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Edison Quirino D'Amario
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - SÃO PAULO
2 - Graziella Maria Comini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

A inovação é um campo do conhecimento que vem sendo largamente discutido na literatura de negócios. Nesse campo, ela pode ser entendida como a criação de um novo valor e riqueza para os stakeholders. Nesse sentido, o conceito comumente concebido pela literatura, aborda como ela pode criar e capturar novos valores para as organizações e para os clientes por meio de mudanças em uma ou mais dimensões do sistema de negócios. Essas mudanças podem ocorrer em produtos, serviços ou processos, entre outras.
Como essa área de conhecimento ainda se apresenta incipiente na literatura, este estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre inovação social ao buscar o entendimento de empreendedores sociais dos 27 Estados da União por meio da identificação dos tipos de inovações sociais na sua percepção e no mapeamento dos empreendimentos sociais com relação à sua forma organizacional, a abrangência geográfica dos serviços oferecidos, ao tamanho desses empreendimentos, ao período de suas fundações, e finalmente aos tipos de inovações sociais adotadas.
Inovação Social e Empreendedorismo Social - A partir do fenômeno da inovação que já foi amplamente discutido na literatura, observa-se um desdobramento de seu entendimento e aplicação que avança no âmbito social, as chamadas inovações sociais. Nota-se um crescente interesse sobre inovação social entre os governos, fundações, pesquisadores e instituições acadêmicas em todo o mundo. No entanto, apesar desse interesse, não se observa um conceito compartilhado ou comum sobre inovação social.
Esta pesquisa, quanto a forma de abordagem é quantitativa; quanto aos objetivos é descritiva e quanto aos procedimentos técnicos é levantamento de opinião por meio de survey. O universo amostral, de onde foi retirada a amostra da conta com 1195 empreendimentos sociais. As análises realizadas envolveram estatística descritiva e técnicas de análise multivariada, que são incluídas na estatística inferencial, como a Análise Fatorial Confirmatória e Regressão Multivariada.
Os resultados indicam que a inovação social de processo não é significativa para esses empreendedores e que as inovações sociais que mais se destacam são as de produto, seguidas pelas inovações sociais organizacionais e em última colocação as inovações sociais de marketing. Adicionalmente, pôde-se verificar que São Paulo é o estado com o maior número de empreendimentos sociais; que eles assumem principalmente a forma de associação; que a abrangências de atendimento é principalmente local; e que a maioria dos empreendimentos sociais são micro organizações.
Dentre os achados desse estudo, além de ele apresentar um mapeamento dos empreendimentos sociais no Brasil, um dos que mais se destacaram foi o fato de os empreendedores sociais não considerarem em suas avaliações a inovação social de processo. Este construto, que fazia parte da escala inicial, não obteve consenso ou pontuações mínimas que lhe garantissem fazer parte da escala final.
Anderson, T., & Curtis, A., Wittig, C. (2014) Definition and theory in social innovation (MA thesis), Krems, Danube University Krems. Cipriani,T. K.; Deserti, A.; Kleverbeck, M.; Rizzo, F.; Terstriep, J. (2020): Business Models & Social innovation: Missiondriven versus Profit-driven Organisations, International Review of Applied Economics, DOI: 10.1080/02692171.2020.1781066 D`Amario, E. Q., Comini, G. M. (2018). Inovação Social: Uma proposta de escala para a sua mensuração. Tese de doutorado. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.