Resumo

Título do Artigo

Ecoinovação e Termos Correlatos: Mapeamento de Tendências do Campo Internacional de Pesquisa
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ecoinovação
Mapeamento Científico
CiteSpace

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração (IAG)
2 - Fábio de Oliveira Paula
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG
3 - LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Administração

Reumo

A inovação que gera um impacto reduzido no meio ambiente ou ainda, que favorece o uso adequado de recursos naturais pode ser identificada por diferentes expressões, utilizadas em diversas revisões sistemáticas da literatura e trabalhos teórico-empíricos, como sustainability-oriented innovation, sustainable innovation, environmental innovation, green innovation, clean innovation, ecology innovation, environmentally sustainable innovation, eco-friendly innovation e eco-innovation. As nove formas correlatas para abordar a ecoinovação foram objeto do levantamento bibliométrico deste trabalho.
Este trabalho complementa o estudo bibliométrico realizado por Yin, Gong, & Wang (2018), já que o referido trabalho abordou apenas a palavra-chave ‘green innovation’ para a realização do levantamento. Objetivo geral: avaliar a literatura sobre ecoinovação e termos correlatos no cenário internacional a partir de análise bibliométrica e cientométrica.
As ecoinovações contribuem para um ambiente mais sustentável por meio do desenvolvimento de melhorias e tecnologias ecológicas (Horbach et al., 2012; Xavier et al., 2017). Tais tecnologias impactam no modo como as empresas operam e nos objetivos de negócios, em prol da sustentabilidade (Bocken et al., 2014).
Foi realizado levantamento bibliométrico utilizando-se as 9 distintas palavras-chave na Base de Dados Web of Science - Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED), a partir do qual foram empregadas as seguintes etapas: Leitura da 1ª página, com refinamento da pesquisa; Utilização da ferramenta InCites (Clarivate Analytics) para análise de indicadores bibliométricos; Utilização do software CiteSpace para mineração de dados, elaboração de mapas científicos e de redes de pesquisa.
Ao avaliar o comportamento dos estudos sobre ecoinovação, verificou-se que o campo está em processo de franca expansão, em especial na última década. Os quinze principais periódicos (5,3% de 285 periódicos) publicaram 55,2% dos trabalhos e receberam 79,3% do total de citações (18.965 de 23.904 citações), cenário no qual o periódico mais produtivo sobre ecoinovação é o Journal of Cleaner Production. Os trabalhos foram publicados por autores de 83 países, localizados principalmente na Europa e América do Norte. Apenas China, Taiwan e Brasil não são países membros da OCDE.
Como lacuna, identificou-se que as inúmeras formas de registro do termo tornam o campo difuso. As limitações envolvem a utilização de apenas uma base de dados internacional, de modo que estudos futuros podem ampliar a estratégia metodológica no que concerne à inclusão de mais bases de dados, ou ainda, realizar análises teóricas sobre os motivos pelos quais há a dispersão dos conceitos em distintos temas e expressões, medida essencial para o entendimento da área de estudos sobre ecoinovação, cuja questão teórica não se encontra devidamente pacificada no campo.
Bocken, N. M. P., Allwood, J. M., Willey, A. R., & King, J. M. H. (2012). Development of a tool for rapidly assessing the implementation difficulty and emissions benefits of innovations. Technovation, 32(1). Horbach, J., Rammer, C., & Rennings, K. (2012). Determinants of eco-innovations by type of environmental impact - The role of regulatory push/pull, technology push and market pull. Ecological Economics, 78. Yin, J., Gong, L., & Wang, S. (2018). Large-scale assessment of global green innovation research trends from 1981 to 2016: A bibliometric study. Journal of Cleaner Production, 197.