Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO DE NUDGES PARA DECISÕES DE INVESTIMENTOS NO MERCADO DE CAPITAIS
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Palavras Chave

Nudges
Investimentos
Decisão

Área

Finanças

Tema

Decisões de Investimento

Autores

Nome
1 - Thiago Bandeira Lima Pereira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - ANA MARIA ROUX VALENTINI COELHO CESAR
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA - Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais

Reumo

A forma como as informações são colocadas aos agentes podem influenciar suas decisões. Uma das formas de interferência utilizadas na arquitetura das decisões são os nudges, ou empurrões, que são dados nos agentes como forma de alterar a forma de construírem o processo decisório, direcionando suas decisões de acordo com o previsto pelo arquiteto de escolhas. Porém, ainda que os nudges possam ser aplicados para direcionar as decisões para a melhor escolha, é mantido o pressuposto de liberdade, dando a oportunidade e liberdade de escolha.
Quais dicas poderiam ser utilizadas como nudges para influenciar a decisão de não investidores? Considerando-se essa questão, este estudo tem como objetivo: Identificar dicas que possam ser utilizadas como nudges para influenciar a decisão de não investidores e avaliar a percepção de pessoas que atuam no mercado financeiro quanto à eficácia das mesmas para orientação da decisão de investimento.
A Teoria do Nudge surge, baseada nos aspectos estudados por Tversky e Kahneman (1979) para ajudar a explicar aspectos psicológicos que podem influencia a tomada de decisão. Na aplicação do nudge, parte-se da premissa de mudança do processo decisório em benefício do indivíduo, que se mostra como uma premissa vantajosa no processo de influência nas decisões dos indivíduos uma vez que, comparada com as abordagens tradicionais, possui maior eficácia na mudança, além de ter baixo ou nenhum custo envolvido, já que os nudges são instrumentos sutis.
Pesquisa aplicada, com utilização de métodos com abordagens quantitativas e qualitativas, cujo objetivo foi exploratório, com estratégia de survey. 1ª etapa: levantamento de dicas a investidores, análise e classificação do material e análise de conteúdo. 2ªetapa: questionário, de 10 pontos, enviado para participantes do mercado de capitais, para avaliar a importância das dicas levantadas.
Análise descritiva e fatorial, que extraiu seis fatores, diferentes da classificação inicial, que representam 71,326% da variância. Com isso e com base na natureza das informações sobre as quais as dicas versam, os seis fatores encontrados foram classificados como: Informações de Produto, Informações de Mercado, Planejamento Pessoal, Análise de Riscos, Avaliação de Resultado e Informações Complementares.
Os resultados demonstraram que, para os respondentes, todos os 25 nudges coletados pelos autores são importantes para a educação dos investidores no mercado de capitais. Além disso, foram identificadas novas classificações, diferentes das originalmente estabelecidas, que foram devidamente enquadradas como um tipo de nudge, conforme a natureza das dicas. Desta forma, é possível confirmar que as dicas dadas pelas entidades do mercado de capitais são relevantes para a educação dos investidores e podem ser usadas como nudges e utilizadas no contexto das decisões de investimentos.
CAI, Cynthia Weiyi. Nudging the financial market? A review of the nudge theory. Accounting and Finance, Melbourne, mar, 2019. KAHNEMAN, Daniel; TVERSKY, Amos. Judgment under Uncertainty: Heuristics and Biases. American Association for the Advancement of Science. Washington, v. 185, n. 4157, p. 1124-1131, set, 1974. SIMON, H. A. Models of man. New York: John Wiley & Sons, 1957. THALER, Richard H.; SUNSTEIN, Cass R. Nudge: Improving Decision About Health, Wealth and Happiness. London: Penguin Books, 2009.