Resumo

Título do Artigo

EMOÇÕES EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: UMA META-SÍNTESE DE ESTUDOS DE CASOS QUALITATIVOS
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Palavras Chave

emoções
estudos organizacionais
meta-síntese

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Camilla Fernandes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Mariane Lemos Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM-UFPR

Reumo

Diante do contexto da pandemia gerada pelo Covid-19, novos modos de se pensar as organizações se tornaram necessários, incluindo uma maior reflexão às dimensões humanas e suas emoções. Em virtude de trabalhos a serem desenvolvidos, visando uma melhor compreensão a respeito de como a temática tem sido explorada em pesquisas da área de estudos organizacionais, realizou uma meta-síntese de acordo com o protocolo proposto por Hoon (2013).
Considerando-se o contexto da pandemia e necessidade de desenvolver-se pesquisas cujo foco sejam emoções decorrentes dos cenários organizacionais. Selecionou-se estudos de caso qualitativos em bases de dados nacionais e internacionais, que permitissem respostas ao questionamento: Como as emoções são abordadas na área de estudos organizacionais?
As emoções podem ser definidas como um termo “guarda-chuva” por conta de compreenderem um grande escopo de sentimentos que os indivíduos podem experimentar em relação a momentos específicos de suas vidas (BARSADE; GIBSON, 2007) possuindo também grande influência dentro de um ambiente organizacional haja vista que elas relacionam-se com processos e resultados organizacionais (FINEMAN, 2001). Mesmo tendo-se consciência de sua importância, na área, o uso do termo “emoções” em estudos organizacionais e as consequentes pesquisas ainda são recentes (JOST; BULGACOV; CAMARGO, 2018).
Ao selecionar-se 8 estudos de casos qualitativos que abordavam emoções e estudos organizacionais, a discussão do presente artigo baseou-se no protocolo de Hoon abrangendo 8 etapas: Enquadramento da questão de pesquisa; localização de pesquisas relevantes; critérios de inclusão; extração e codificação dos dados; análise em nível específico de cada caso; síntese no nível de estudo; criar teoria pela meta-síntese e discussão.
Verificou-se que grande parte dos estudos que abordam emoções em formato de estudo de caso qualitativo, o fazem como algo secundário, emergente do campo. Assim, considerando o cenário atual desencadeado pelo COVID-19, destaca-se a necessidade de um maior aprofundamento de tal temática, de maneira que se considere as emoções como um dos fatores primordiais ao se colocar o nível individual como foco na análise de organizações.
(BARSADE; GIBSON, 2007) (FINEMAN, 2001) (HOON, 2013) (JOST; BULGACOV; CAMARGO, 2018).