Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM DA SALA DE AULA INVERTIDA
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

sala de aula invertida
ENSINO
aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Larissa Kvitko
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - doutorado em administração e ciências contábeis
2 - Maria José Carvalho de Souza Domingues
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Juciele Marta Baldissarelli
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
4 - THIAGO FERNANDES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA) - Campus de Parauapebas (PA)

Reumo

No cenário atual, as transformações ocorrem de modo extremamente rápido e os indivíduos e as organizações são bombardeados com uma quantidade infindável de informações diariamente. Os conhecimentos adquiridos se tornam rapidamente obsoletos, o que faz com que os indivíduos necessitem estar em constante aprendizagem. Diante dessa perspectiva, as pessoas precisam ser capazes de aprender a aprender, ou seja, precisam assumir a responsabilidade e uma postura mais ativa a respeito do seu processo de aprendizagem (FREIRE, 1996; MOREIRA, 1997).
Percebe-se uma necessidade de mudança nos métodos tradicionais de ensino, para que se possa atender novas demandas do mercado. Nascem assim, as metodologias ativas de ensino, que tem o intuito de colocar no discente, o foco central da aprendizagem. Nessa abordagem, o docente atua como um facilitador do processo de ensino e o aluno é estimulado a ter uma atitude mais ativa em relação à sua aprendizagem. O objetivo desse artigo é analisar a percepção dos alunos do curso de administração, com relação a utilização de uma metodologia ativa de ensino, denominada de “sala de aula invertida".
Sendo assim, as metodologias ativas de ensino, podem ser definidas como uma abordagem de ensino focada na participação ativa dos discentes no desenvolvimento do processo de aprendizagem, de modo flexível, interligado e híbrido. É importante ressaltar que, as metodologias ativas, num contexto repleto de tecnologias e conexões digitais, manifestam-se através de modelos de ensino híbridos, com diversas possibilidades de combinações (BACICH, 2017). Na perspectiva das metodologias ativas, o foco do processo de ensino deixa de ser no professor, e o aluno é colocado como protagonista do processo.
Considerando o intuito de analisar a percepção dos discentes de Administração no emprego da abordagem da sala de aula invertida, o método de pesquisa caracteriza-se como um quase-experimento e survey. A pesquisa é caracterizada, quanto à sua abordagem, como qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados quantitativos, foram utilizados dados primários coletados a partir de um questionário likert de 5 pontos, esses dados foram analisados com estatística descritiva. Os dados qualitativos foram coletados por meio de dois grupos focais, e o resultado analisado por análise de conteúdo.
A análise descritiva apresentada no quadro 02 demonstrou por meio dos valores obtidos pelas médias, que todas as afirmativas, ficaram acima da média (2,5) considerando a escala utilizada, que foi uma escala likert de 5 pontos. Os escores apresentados indicam uma concordância dos respondentes em relação às assertivas constantes no questionário. Os grupos focais permitiram que os estudantes se expressassem abertamente, com suas próprias palavras, sobre a abordagem da sala de aula invertida.
Os estudantes, em sua maioria, gostaram de ter a possibilidade de assistir o vídeo sobre o conteúdo, em casa; também demonstraram preferência por assistir o vídeo em casa, realizando posteriormente as atividades práticas em sala de aula, ao invés de ter apenas aulas teóricas presenciais; também demonstraram que assistir o vídeo, associado às leituras propostas, proporciona uma aprendizagem mais eficiente do que somente a realização de leituras; por fim, a maioria dos alunos, afirmou que não se sentiu desconectada do processo, por não ter a presença e auxílio do professor, durante o processo.
ALVAREZ, AJ O fenômeno da aprendizagem à distância através do ensino remoto de emergência em meio à crise da pandemia. Revista Asiática de Educação a Distância , v. 15, n. 1, p. 127-143, 4 de junho de 2020. ABREU, J. R. P. de. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas - Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática.