Resumo

Título do Artigo

MEDIDAS DE DESEMPENHO BEM CONCEBIDAS EM CONFRONTO COM A LITERATURA: ANÁLISE EM UMA EMPRESA DE SOFTWARES DE GESTÃO EMPRESARIAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Medidas de Desempenho
Sistema de Medição de Desempenho
Pesquisa de Avaliação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - FERNANDA MAZZARO MUCILLO
Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão - Campo Mourão
2 - Daniela Fagundes Carnelós Nunes
Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão - Campo Mourão

Reumo

A concepção de “boas” medidas de desempenho atualmente é essencial para composição de sistemas de medição de desempenho que se constituem em importantes instrumentos de apoio gerencial, bem como para a tomada de decisões estratégicas. Neely, Gregory e Platts (1995), já observavam que as medições de desempenho podem ser entendidas como o processo de quantificação da eficiência e eficácia da ação. Desta forma, esse processo é vital para as empresas, pois propicia que os gestores analisem e identifiquem falhas nas atividades cotidianas para que possa ser tomada as devidas providencias de ajustes.
Foi realizada uma entrevista com o gerente de projetos tendo por finalidade o preenchimento de duas folhas de registros para posterior análise e confronto com a literatura pertinente ao tema (Neely et al 1997).
O estudo tem busca analisar se as medidas de desempenho utilizadas por uma empresa prestadora de serviços de software empresariais, veem de encontro com a literatura pertinente ao tema no que diz respeito a uma medida de desempenho bem concebida, utilizando-se para isto, a folha de registro proposta por Neely, et al (1997).
A fim de que o objetivo seja alcançado, o trabalho busca responder ao seguinte questionamento: As medidas de desempenho utilizadas pela empresa analisada são consideradas, de acordo com a literatura, “boas” medidas de desempenho?
Os resultados alcançados comprovam que as medidas analisadas contêm, na sua maioria, características que fazem com que sejam, de acordo com o referencial teórico, classificadas como medidas de desempenho bem concebida.
A contribuição da pesquisa está em proporcionar para a empresa objeto de estudo uma análise de suas medidas de desempenho com base na literatura que aborda esse assunto. A presente análise limita-se a empresa que foi aplicada o estudo e a visão do gerente de projetos, que foi o responsável por responder as questões da entrevista.