Resumo

Título do Artigo

EM MEIO AO DOMÍNIO MASCULINO: Uma revisão sistemática internacional sobre mulheres na política
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Mulheres na Política
Revisão Sistemática
Literatura Internacional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Marcella Barbosa Miranda Teixeira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Carolina Maria Mota Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Administração

Reumo

Mundialmente, as mulheres são minoria nos parlamentos e continuam a enfrentar vários obstáculos em sua luta por maior igualdade política (Barrow-Giles, 2015). Elas constituem mais da metade da população do mundo, mas sua representação na arena política tem sido consistentemente e significativamente menor em comparação aos homens (Opoku, Anyango & Alupo, 2018). Ou seja, apesar do notável progresso nas últimas décadas, as mulheres continuam sub-representadas na política em todo mundo, além de enfrentar discriminação nessa arena (Baskaran & Hessami, 2018).
Este artigo teve como objetivo a realização de uma revisão sistemática da produção científica internacional sobre mulheres na política, para entender como é estudada essa temática e fomentar futuras pesquisas para a área de administração. A expectativa é de integrar informações de estudos realizados em diferentes cenários para visibilizar resultados relevantes que contribuam no debate e fomentação de futuras pesquisas para a área de administração.
O período da busca foi de 2015 a 2020, nas bases de dados Scopus e Web of Sciences, utilizando os descritores "mulher na política" e "mulheres na política" em inglês. Encontrou-se 76 artigos nas bases, dos quais 42 foram selecionados, de acordo com os critérios de elegibilidade.
Verificou-se que a temática mulheres na política pode ser tratada por categorias, como: participação de mulheres na política e políticas institucionais; violência contra mulheres na política; mulheres na política e representação nas mídias; e mulheres na política, normas sociais e feminismos.
Os resultados mostraram que há uma quantidade razoável de artigos que abordam a temática mulheres na política no meio internacional.
Barrow-Giles, C. (2015). Beyond the status quo, centring women in the Westminster system in the Commonwealth Caribbean: a preliminary analysis. Commonwealth & Comparative Politics, 53(1), 49-70. Baskaran, T., & Hessami, Z. (2018). Does the election of a female leader clear the way for more women in politics? American Economic Journal: Economic Policy, 10(3), 95-121. Opoku, M. P., Anyango, B., & Alupo, B. A. (2018). Women in politics in Kenya: an analysis of participation and barriers. Multidisciplinary Journal of Gender Studies, 7(1), 1506-1530.