Resumo

Título do Artigo

Associação de Noivas: um Arranjo Produtivo Local que trouxe resultados, mas se desfez após sete anos de funcionamento.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Arranjo Produtivo Local,
Redes Organizacionais
Festas de Casamento

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Marco Antonio Pinheiro da Silveira
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - PPGA
2 - Thais Helena Perciavali Telmo Rodrigues
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Centro

Reumo

O caso relata a experiência de um Arranjo Produtivo Local constituído por empresas do setor de festas de casamento, chamado Associação de Noivas, que desenvolveu diversas atividades ao longo de sete anos, mas se desfez devido a um conjunto de razões. São descritas as diversas ações realizadas pela Associação, a qual teve início em 2008 por iniciativa do proprietário de uma empresa que aluga veículos especiais para transporte de noivas. Em 2009, o grupo passou a ter apoio do SEBRAE, que apoiou diversas ações a partir deste momento. Porém, a partir de 2012 começou haver menor adesão e motivação.
Ao trazer o relato da experiência, este caso de ensino busca propiciar o desenvolvimento nos estudantes de competências ligadas a gestão de redes organizacionais. São apresentados os principais dilemas enfrentados por Oswaldo, o presidente, sendo o principal: Como implantar mecanismos de governança que permitissem aos associados identificarem qual seu verdadeiro papel na Associação, e qual resultado de seus esforços?
As informações para elaboração do caso foram obtidas por meio de pesquisa que envolveu envio de questionários e entrevistas com empresários participantes da Associação.
O caso pode ser utilizado em diferentes disciplinas, predominantemente do curso de Administração e correlatos. Docentes de disciplinas como Estratégia Empresarial, Gestão de Operações, Gestão da Cadeia de Suprimentos podem aplicar a atividade em sala de aula. O caso pode ser utilizado também em disciplinas que têm conexão com a problemática apresentada, como Empreendedorismo, Inovação e Sistemas de Informações. Nestes casos, o professor aplicador deverá direcionar os questionamentos para estes tópicos, enfatizando-os na situação apresentada.
Uma a abordagem que pode contribuir para a análise do caso da Associação de Noivas é a de Camarinha Matos & Afsarmaneh (2006), denominada Redes Colaborativas Organizacionais (Collaborative Nettworked Organization – CNO). Esta abordagem constitui, por um lado, uma representação da forma como as empresas estão se juntando em redes, de modo que vale a pena. Por outro lado, ela pode contribuir para fomentar e formatar as redes colaborativas. Os autores consideram que as Redes Colaborativas (CNOs) são direcionadoras (drivers) para criação de valor aos participantes