Resumo

Título do Artigo

SIGNIFICADOS DO TRABALHO: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DE FATORES DEMOGRÁFICOS E ESTRUTURAIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

significados do trabalho
fatores de influência
brasileiros

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Cibele Ventura Vieira Satuf
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FAFICH

Reumo

O trabalho é importante não somente por viabilizar que as necessidades individuais, como de autoestima e realização, sejam preenchidas, mas também por sua atuação como um elemento mediador na organização e ocupação de rotinas e horários. Por meio dele, as pessoas se inserem na sociedade, sendo notável seu papel para a geração de valor social, já que possibilita a subsistência econômica, em consonância com os preceitos éticos e morais valorizados em uma sociedade, sendo uma fonte de reconhecimento e sentido para a vida dos indivíduos (BITENCOURT et al., 2014).
As transformações na estrutura e processo de trabalho podem influenciar os significados e centralidade a ele atribuídos. Ademais, algumas características individuais e socioeconômicas interferem nesta relação. O presente estudo visa contribuir para a literatura ao investigar a influência de elementos sociais mais amplos na atribuição dos significados do trabalho. O objetivo é verificar, a partir de uma amostra representativa da população, a influência de fatores demográficos e estruturais na formação dos significados atribuídos ao trabalho, bem como o impacto de cada um deles neste processo.
Os significados do trabalho abrangem um componente da realidade socialmente construída e reproduzida, que resulta do intercâmbio entre variáveis pessoais e sociais em um determinado contexto histórico (TOLFO; PICCININI, 2007), com implicações que vão desde ações individuais aos processos grupais e sociais (TOLFO et al., 2011). É formado por um conteúdo partilhado socialmente, permeado por singularidades que se formam nas trajetórias individuais e sociais, incorporando elementos ideológicos da sociedade, relacionados à estrutura macroeconômica e influenciados por agentes de socialização.
Os dados utilizados para as análises foram obtidos através da sexta onda da World Values Survey (WVS) e referem-se exclusivamente à amostra brasileira. O significado do trabalho é medido através da centralidade absoluta, variável acessada por meio do item: Indique em que medida o trabalho é importante para sua vida. Foi empregada a Regressão Logística Multinomial, efetuada com recurso ao SPSS. Os princípios da multicolinearidade e de proporção do tamanho da amostra foram observados (LEECH; BARRETT; MORGAN, 2015). Foi estabelecido como nível de significância p < 0,05.
Os resultados permitiram identificar que características sociodemográficas como a idade, o gênero, assim como a natureza independente das atividades exerceram influência na centralidade do trabalho, modificando as chances de que as pessoas avaliem esta categoria como muito importante em suas vidas. As hipóteses que testaram a influência da afiliação religiosa e da classe social não foram confirmadas, de modo que estas variáveis não influenciaram na atribuição de alta centralidade do trabalho.
Esta pesquisa buscou investigar, com o aporte das análises de regressão logística multinomial, a influência de características demográficas e estruturais na atribuição dos significados do trabalho entre brasileiros. Os resultados permitiram identificar que alguns fatores, como a idade, o gênero e a natureza das atividades realizadas, possuem potencial para influenciar na atribuição de centralidade ao trabalho, interferindo nas chances de um indivíduo escolher esta categoria como muito importante em sua vida. Limitações do estudo são discutidas.
BITENCOURT, B. M. et al. Sentidos do trabalho para jovens de um empreendimento solidário e para trainees. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 7, n. 2, p. 142–155, 2014. LEECH, N. L.; BARRETT, K. C.; MORGAN, G. A. IBM SPSS for Intermediate Statistics: Use and Interpretation. 5th. ed. New York, NY: Routledge, 2015. MOW, I. R. T. The meaning of working. London: Academic Press, 1987. TOLFO, S. D. R.; PICCININI, V. C. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, v. 19, p. 38–46, 2007.