Resumo

Título do Artigo

CRÉDITO, ENDIVIDAMENTO E FINANÇAS NA JUVENTUDE
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Palavras Chave

Finanças Comportamentais
Jovens
Crédito

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Érico Veras Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Wanessa Hellen Santana do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - II
3 - Kessia Raquel Matos Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC
4 - Lianderson Matheus Leite de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

Conforme dados da Confederação Nacional de Dirigente Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 2019, 65% dos jovens de idade entre 18 e 29 anos estão inadimplentes, representando cerca de 12,5 milhões de jovens brasileiros. Salienta-se que o endividamento dos jovens não se difere muito do endividamento do restante dos brasileiros. Porém, é preocupante, pois indica a ausência de educação financeira desde a juventude, possibilitando que o problema persista (DIÁRIO DO COMÉRCIO, 2019).
O trabalho tem o seguinte objetivo geral: Analisar a forma como os jovens têm feito uso dos instrumentos de crédito financeiro e como os aspectos comportamentais impactam no seu endividamento. E os seguintes objetivos específicos: a) identificar os instrumentos de crédito mais utilizados pelos jovens e o nível de conhecimento sobre cada um desses instrumentos; b) investigar se os jovens estão endividados ou se já se endividaram em algum momento; c) analisar como os aspectos comportamentais interferem no uso de crédito na população jovem
O crédito é um instrumento importante para impulsionar a atividade produtiva de um país(SOARES; MELO SOBRINHO, 2007). O estudo acerca desse instrumento é relevante para analisar o comportamento de consumo dos indivíduos, uma vez que ele pode criar problemas de autocontrole em seus titulares (BERTAUT; HALIASSOS, 2005). O endividamento pelo uso excessivo do cartão de crédito, muitas vezes, é devido a compras compulsivas e ausência de planejamento financeiro (CHIUSOLI et al; 2020).
O presente estudo, trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja abordagem do problema caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, a qual se embasou na análise das respostas para se chegar aos resultados e conclusões (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006). Por meio de entrevistas, foi realizada a análise qualitativa, fazendo comparações entre as respostas obtidas. Neste processo, conforme Bardin (1977), foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas, com a finalidade de categorizá-las, criando-se as dimensões.
Vantagens e motivos para uso do cartão de crédito: Possibilidade de parcelamentos; Praticidade e facilidades; Segurança,; Utilização dos instrumentos para o controle de suas finanças pessoais e Utilização em momentos de urgência, em que não se possua o dinheiro em espécie ou na função débito. Nas desvantagens tem-se aspectos comportamentais. O “descontrole” é um aspecto dos indivíduos, e não específico do cartão de crédito ou do cheque especial. Além disso, no descontrole financeiro, pode-se inferir a presença do Sistema 1 nas decisões, caracterizadas por serem intuitivas, sem reflexão.
A partir da análise realizada, pode-se concluir que os instrumentos de crédito mais utilizados pelos jovens são o cartão de crédito e o cheque especial, sendo eles os mais citados pelos entrevistados, É possível também depreender que eles não conhecem o funcionamento de seus instrumentos de crédito, uma vez que os respondentes não conheciam a taxas de juros mensais e as vantagens enumeradas pela maioria deles correspondia a funções simples e de conhecimento geral e as desvantagens estão relacionadas a aspectos comportamentais e falta de conhecimento.
CAMPOS, A. B. Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos-consumidores (JIC’S). 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática)-Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, 2013. CANER, G. Finanças comportamentais: efeito manada e o comovimento dos mercados acionários globais entre 2008 e 2017. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.