Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM COMPRAS PÚBLICAS: ATIVIDADES E RESULTADOS NO CASO DO ROBÔ ALICE DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
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Palavras Chave

Atividades de inovação
Resultados de inovação
Compras públicas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Amanda da Cunha Panis
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - face
2 - Antônio Isidro da Silva Filho
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - LineGov|UnB - Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo
3 - Dayse Karenine de Oliveira Carneiro
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
4 - Lana Montezano
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA e LineGov|UnB - Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo
5 - Pedro Carlos Resende Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA

Reumo

Foi investigada uma inovação em compras públicas adotada na CGU, denominada robô ALICE (Analisador de Licitações, Contratos e Editais) que lê e interpreta um grande volume de dados de licitações e pregões do portal eletrônico ComprasNet, identificando indícios de irregularidades nas licitações, pelo uso de Inteligência Artificial, a partir do texto do edital. Esta inovação tem possibilitado a avaliação tempestiva e automatizada, com a identificação de indícios de irregularidades, fraudes, desvios e desperdícios de recursos públicos, possibilitando ações de controle mais eficientes e efetivas.
Para avaliar qual a representatividade inovativa do Robô ALICE foi utilizado o modelo GESPUBLIN, composto de quatro dimensões: ambiente, capacidade, atividades e resultados da inovação. Nesse sentido, o problema de pesquisa baseou-se em analisar o comportamento e maturidade do processo de inovação do Robô ALICE frente ao modelo GESPUBLIN.
Estudos contemporâneos têm sido realizados para analisar a inovação no setor público (Bloch, 2011; Vries, Bekkers, & Tummers, 2016; Detelj, Hribernik, & Pihir, 2015): a) MEPIN (Bloch, 2011) - modelo de medição de inovação no setor público; b) APSII fornece métricas sobre o desempenho e a capacidade de inovações em organizações públicas australianas; c) NESTA (Hughes, Moore & Kataria, 2011), gera índices capazes de capturar inovação em organizações públicas; e, d) GESPUBLIN (Isidro, 2018) gere abordagem integrada do ambiente de inovação ao modelo de gestão organizacional.
Este artigo trata de uma pesquisa teórico-empírica, de natureza exploratória-descritiva, com recorte transversal, e uso de estudo de caso com abordagem qualitativa para investigar o processo de inovação do Robô ALICE, com a triangulação dos dados oriundas de duas entrevistas, um grupo focail com seis participantes e análise documental do fenômeno. Os roteiros da coleta dos dados primários foram elaborados a partir do quadro teórico-conceitual do modelo GESPUBLIN (Isidro, 2018). Os dados foram analisados conforme análise de conteúdo categorial temática, seguindo as diretrizes Bardin (2016).
Os dados apontam a presença de quatro atividades de inovação distintas, segundo relatos dos respondentes, sendo: geração de ideias; seleção de ideias; implementação de ideias e difusão de ideias. A primeira obteve nível de maturidade reativo, enquanto as demais apresentou nível ativo. A dimensão resultados aponta que o Robô Alice além de automatizar a análise preventiva de editais e um dos resultados organizacionais foi justamente a criação de uma ferramenta que analisar automaticamente, também mudou a cultura da auditoria na GCU, impactando prazo, práticas de gestão e padrões de trabalho.
Foram analisadas as dimensões “Atividades” e “Resultados” do processo de inovação do caso do robô ALICE na CGU, por meio de abordagem qualitativa com utilização de pesquisa documental, entrevistas e grupo focal. Verificou-se a presença de 14 práticas de gestão que validaram a dimensão Atividades do modelo GESPUBLIN (Isidro, 2018), além de sete resultados organizacionais e dois de serviços públicos na dimensão Resultados da inovação. Também foi possível identificar um maior grau de maturidade da inovação, sendo caracterizada como ativa na maior parte das atividades.
Isidro, A. (2018). Gestão Pública Inovadora: um guia para a inovação no setor público. Editora CRV, Curitiba, PR. Sucupira, G., Saab, F., Demo, G., & Bermejo, P. H. (2019). Innovation in public administration: Itineraries of Brazilian scientific production and new research possibilities, Innovation & Management Review, 16(1), 72-90. Arundel, A., Bloch, C., & Ferguson, B. (2019). Advancing innovation in the public sector: Aligning innovation measurement with policy goals. Research Policy, 48(3), 789-798.