Resumo

Título do Artigo

PRINCIPAIS ASSUNTOS DE AUDITORIA E AS CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS AUDITORAS E AUDITADAS NO MERCADO BRASILEIRO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Principais Assuntos de Auditoria
Novo relatório de auditoria
Áreas de Risco

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Amanda da Silva Barbosa Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - LORENA COSTA DE OLIVEIRA MELLO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - CARLOS ADRIANO SANTOS GOMES GORDIANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA

Reumo

Tendo em vista a necessidade de um relatório mais informativo, efetuaram-se mudanças no Relatório do Auditor Independente (RAI), destacando-se a comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria (PAAs). Os PAAs são assuntos ligados à necessidade de divulgação de riscos que foram mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis, visando a garantir mais transparência ao RAI. A escolha dos PAAs está condicionada ao julgamento técnico do auditor, e diversos fatores relacionados às empresas auditora e auditada podem influenciar essa seleção.
Ferreira e Morais (2019) esclarecem que as características da empresa auditada e sua relação com a empresa auditora são fatores determinantes na escolha dos PAAs reportados. Nesse contexto, busca-se responder à seguinte questão: Qual a relação entre os PAAs divulgados no RAI e as características das empresas auditora e auditada? O objetivo da pesquisa consiste em analisar a relação entre os PAAs e as características das empresas auditora e auditada no mercado de capitais brasileiro.
Vasconcelos, Coelho e Alberton (2019) destacam que os PAAs têm por finalidade tornar o relatório mais informativo e objetivo para os usuários da informação. Fatores como porte e complexidade da entidade, natureza dos negócios e ambiente, fatos e circunstâncias do trabalho de auditoria podem influenciar a quantidade de PAAs a serem inseridos no RAI (CFC, 2016). Nesse sentido, a literatura tem apontado para características do auditor e da empresa auditada que influenciam a determinação e divulgação de PAAs (FERREIRA; MORAIS, 2019; PINTO; MORAIS, 2019; SIERRA-GARCÍA et al., 2019).
A amostra do estudo reúne 344 empresas listadas na B3, no período de 2016 a 2018. As variáveis utilizadas no estudo foram estabelecidas com base na literatura anterior sobre as características que influenciam a determinação dos PAAs nos relatórios de auditoria. Os dados da pesquisa foram coletados nas demonstrações contábeis, relatórios dos auditores independentes e Formulário de Referência das empresas da amostra, e foram analisados por meio da estatística descritiva, testes de correlação e regressão linear múltipla com dados em painel.
Os resultados evidenciaram que tipo de firma de auditoria, tamanho da empresa auditada, endividamento, complexidade, receita, imobilizado e intangível estão positivamente correlacionados com o número de PAAs divulgados, enquanto rodízio de auditoria, ano e setor econômico demonstraram estar negativamente relacionados com o número de PAAs reportados. Saliente-se que não foram encontradas evidências estatísticas de que custo de auditoria, índice de liquidez corrente, rentabilidade e estoque das empresas auditadas possuem relação com a quantidade de PAAs divulgada nos relatórios de auditoria.
Os PAAs são influenciados, em sua maioria, por características da empresa auditada no nível operacional, relacionadas à sua estrutura, complexidade, operações e transações realizadas. Conclui-se que as características da empresa de auditoria e da empresa auditada possuem correlação com os PAAs, dando indícios de que essas particularidades exercem influência na quantidade e na identificação de riscos, e, consequentemente, influenciam o julgamento técnico do auditor, que considera os riscos significativos para determinação dos PAAs.
FERREIRA, C.; MORAIS, A. I. Análise da relação entre características das empresas e os key audit matters divulgados. Revista Contabilidade & Finanças, v. 31, n. 83, p. 262-274, 2019. PINTO, I.; MORAIS, A. I. What matters in disclosures of key audit matters: evidence from europe. Journal of International Financial Management and Accounting, v. 30, n. 2, p. 145-162, 2019.