Resumo

Título do Artigo

Os Intocáveis: Impactos da Raça e Classe Social na Carreira
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Carreira
Classe social
Raça

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - MICHELI DAL BO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Porto Alegre
2 - Nicolli Bassani de Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

Os aspectos relacionados a raça e classe social impactam na carreira e na vida dos indivíduos, sendo pertinente a análise destes aspectos sob uma perspectiva de carreiras. As questões relacionadas com a classe social e raça são fontes de preconceito e desigualdades entre os indivíduos nas organizações e na sociedade. Nesse contexto, o capital cultural e social dos trabalhadores exerce influências em suas relações de trabalho e na entrada e manutenção dos trabalhadores no mercado de trabalho (BOURDIEU, 2008).
O objetivo deste artigo é analisar aspectos relacionados a classe social e raça sob uma perspectiva de carreiras. Para a análise foram consideradas as influências da raça e classe social na relação de trabalho e na carreira, também trazendo luz aos impactos do capital social dos personagens nas diversas interações no contexto social apresentado no filme.
As carreiras são sempre carreiras em contexto, influenciadas pela origem, trabalho, sociedade, cultura e o global. Estes elementos se relacionam e formam o cenário em que as trajetórias são construídas (MAYRHOFER et al., 2012). O mundo social se apresenta como um objeto confuso e multifacetado, e neste sentido, é importante perceber as hierarquias de questões mais importantes a serem esclarecidas. A detenção do poder é central para toda a sociedade, pois é seu domínio que determina quem manda e quem obedece, quem fica com os privilégios e quem é abandonado e excluído (SOUZA, 2017).
Para atender ao objetivo proposto, optamos por conduzir uma pesquisa qualitativa por meio de análise fílmica da obra francesa “Intouchables”, que retrata, sob a perspectiva principalmente de dois personagens, o imigrante negro Driss e o aristocrata tetraplégico Philippe, as diferenças entre as classes sociais e raça em um contexto francês. O filme é baseado no livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo, Le Second souffle. A análise foi realizada a partir das cenas e diálogos do filme, conforme procedimento metodológico apontado por Flick (2009).
O filme remonta situações que remetem as diferenças culturais, sociais e econômicas dos personagens, em especial Driss e Philippe. Apesar da deficiência física estar presente no contexto do filme, o impacto da deficiência social recebe maior ênfase. Neste contexto, Driss empresta seu corpo para suprir a deficiência física de Philippe na medida do possível, e Philippe contribui com seu capital cultural e social para a vida de Driss. Philippe faz questão de deixar claro que não é um pobre aleijado e sim um rico aleijado e que isso faz toda diferença, deixando evidente a desigualdade de classe.
O filme Intouchables apresenta um enredo que se assemelha à realidade apresentada nos resultados de pesquisas acadêmicas, tais como Cavalcanti et al (2015), Fornasier (2015), Custódio (2016) e nas notícias da mídia sobre a dificuldade de ingresso dos imigrantes e negros no mercado de trabalho e também as diferenças de classes. Assim, foi possível identificar as influências da raça e classe social na carreira, bem como a influência do capital social.
Mayrhofer, W., Meyer, M., Steyrer, J. (2007) Contextual issues in the study of careers. In: Gunz, H., Peiperl, M. Handbook of career studies. Thousand Oaks: Sage Publications, Inc. p. 215-240. Souza, J. (2010) Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: UFMG. Souza, J. (2017) A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato / Jessé Souza. - Rio de Janeiro: Leya.