Resumo

Título do Artigo

ANTECEDENTES DA APRENDIZAGEM A PARTIR DE ERROS NO TRABALHO
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Palavras Chave

Aprendizagem a partir de erros no trabalho
Trabalho Significativo
Modelagem de equações estruturais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Silvania da Silva Onça
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) - IESB
2 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Reumo

Uma vez que faz-se necessário o desenvolvimento de um planejamento estratégico para que as organizações possam ser bem-sucedidas, destaca-se a importância de estratégias para o desenvolvimento de pessoas e a implantação de condições e estrutura de trabalho que aumentem as habilidades e a disposição dos trabalhadores em aprender (PUTZ et al., 2012). A aprendizagem a partir de erros no trabalho se mostra como uma importante variável de análise do nível individual para promover adaptação e inovação dos processos de trabalho e gerar resultados organizacionais.
Por meio da percepção do trabalho significativo do trabalhador e, tendo em vista o suporte da gestão com foco na melhoria contínua poderá ocorrer a aprendizagem a partir dos erros no trabalho. Tendo em vista que o conhecimento prévio e experiência são a base para a inovação, faz-se necessário conhecer empiricamente as relações entre essas variáveis, lacuna que este estudo pretende preencher. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar a influência dos antecedentes: Suporte da Gestão e Trabalho Significativo na Aprendizagem a partir de erros no trabalho.
A Aprendizagem a partir dos erros no trabalho é relativa à aprendizagem adquirida diante de um erro, para sua aplicação futura (FRESE; STEWART; HANNOVER, 1987). Suporte da gestão é a percepção do indivíduo sobre o apoio recebido da gestão (BARTRAM et al., 1993). E, Trabalho Significativo é a percepção de um trabalhador sobre uma contribuição pessoalmente significativa a partir do seu esforço (STEGER, 2016). Este tipo de aprendizagem requer gestores que tolerem os erros cometidos provendo suporte e trabalhadores que percebam seu trabalho como significativo para aprender a partir de erros.
Foram aplicadas três escalas das quais, duas já estavam adaptadas à cultura brasileira e outra que sofreu ajustes para captar o nível individual de análise. A coleta de dados foi realizada em uma instituição pública da área de educação por meio de um questionário disponibilizado no site Google Formulários. A análise dos dados foi feita por meio da modelagem de equações estruturais. Obteve-se aprovação do estudo em Comitê de Ética em Pesquisa.
A Análise Fatorial Confirmatória confirmou alta confiabilidade das três escalas: os resultados demonstram que se alcançou uma variância média extraída acima de 50%, validade composta e alfa de Cronbach apropriados (superiores a 0,70) para todos os construtos estudados, portanto, a mensuração dos construtos foi adequada. As duas hipóteses foram confirmadas. Suporte da gestão teve pequeno efeito e, Trabalho significativo, efeito entre médio e grande sobre a Aprendizagem a partir de erros no trabalho.
Ponderou-se, que os servidores pesquisados podem possuir algum grau de autonomia ao cumprir as suas tarefas e aprender com seus próprios erros processando informações e refletindo criticamente sobre o próprio trabalho fomentando Aprendizagem a partir de erros. Servidores públicos possuem atividades que vão ao encontro de demandas sociais e as atividades podem promover experiências emocionais de que o seu trabalho é significativo para si e que pode beneficiar a sociedade por meio dele. As experiências emocionais são particularmente motivadoras para buscar aprender com os erros no trabalho.
FRESE, M.; STEWART, J.; HANNOVER, B. Goal-orientation and planfulness: 'Action styles as personality concepts. Journal of Personality and Social Psychology, v.52, p.1182-1194, 1987. PUTZ, D; SCHILLING, J; KLUGE, A; STANGENBERG, C. Measuring organizational learning from errors: development and validation of an integrated model and questionnaire. Management Learning, v. 44, n. 5, p. 511-536, 2012. STEGER, M. Creating Meaning and Purpose at Work. In: BLACKWELL, W. Handbook of the Psychology of Positivity and Strengths-Based Approaches at Work, Chichester: Wiley, 2016, p.60-81.