Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA, DECISÕES DE INVESTIMENTOS E CONSUMO: Uma análise a partir de uma metodologia de aprendizagem ativa.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

educação financeira
investimentos
intervenção pedagógica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - ISAAC GEZER SILVA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Ribeirão Preto - FEARP

Reumo

É crescente em nível global a preocupação com a educação financeira, impulsionando um aprofundamento de estudos sobre o tema. Nesse sentido, a capacitação e formação em finanças pode influenciar a qualidade das tomadas de decisões em investimentos e consumo, uma vez que podem ser desenvolvidas habilidades que impulsionam integração entre indivíduo e sociedade. Sendo assim a educação financeira tem sido considerada essencial para lidar com o cenário econômico-financeiro que se apresenta cada vez mais complexo, sendo imprescindível a adoção de abordagens pedagógicas eficazes e orientadas a p
O presente estudo teve como objetivo analisar como o desempenho dos alunos na participação da atividade “Café com Finanças” contribui para tomada de decisões de consumo e investimentos.
A fundamentação teórica do estudo é baseada na ótica da alfabetização financeira (Savoia et al. 2007; Kaiser; Menkhoff, 2017) , aplicação de intervenções pedagógicas em ambientes de ensino (Damiani et al. 2013) e metodologia de aprendizagem ativa baseada no construtivismo (Damiani et al. 2013, Vygotsky,1998).
Empregou-se abordagem quali-quanti. A parte qualitativa do trabalho consistiu na aplicação da prática de intervenção pedagógica que contou com a técnica de observação participante pelo pesquisador. Já a parte quantitativa partiu de aportes conceituais estruturados para formação das hipóteses. A atividade de capacitação foi delineada a partir de uma abordagem cognitivista com aprendizagem ativa em uma escola federal de ensino técnico integrado ao ensino médio. Por conseguinte, foi utilizada análise multivariada de dados para avaliação da aprendizagem.
Os resultados indicam que os alunos que apresentaram melhores desempenho na atividade possuem maior probabilidade de tomar decisões adequadas de consumo e investimentos, ao passo que apresentam conhecimento, atitude e comportamento que convergem para um alto nível de alfabetização financeira.
A pesquisa conclui que a metodologia de aprendizagem ativa e a abordagem construtivista podem subsidiar práticas de intervenção pedagógicas inovadoras capazes de auxiliar na efetividade da formação e capacitação financeira.
DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013. KAISER, Tim; MENKHOFF, Lukas. Does financial education impact financial literacy and financial behavior, and if so, when?. The World Bank Economic Review, v. 31, n. 3, p. 611-630, 2017. SAVOIA, José Roberto Ferreira; SAITO, André Taue; SANTANA, Flávia de Angelis. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Revista de Administração Pública-RAP, v. 41, n. 6, 2007. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. Ed. Porto Alegre: Martins Fontes, 1998.