Resumo

Título do Artigo

FINANCIAMENTO DA INOVAÇÃO, PROCESSO DE APRENDIZADO E DESEMPENHO INOVATIVO: O CASO DAS EMPRESAS BENEFICIADAS COM O PROGRAMA TECNOVA NO ESTADO DO CEARÁ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Financiamento da inovação
Processo de Aprendizagem
Maturidade Tecnológica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Ezequiel Alves Lobo
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Itaperi
2 - Elda Fontinele Tahim
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Administração

Reumo

A dinamização da inovação empresarial por meio do financiamento público e privado, tem sido nos últimos anos, tema central em debates no meio acadêmico, político e empresarial. Esse reconhecimento se dá por meio da importância da capacidade de inovação das empresas, como sendo uma das estratégias mais determinantes para a busca de competitividade. Contudo, o desafio de inovar se torna ainda mais árduo quando se considera as micro e pequenas empresas, e as diversas restrições que enfrentam com relação ao desenvolvimento de tecnologias.
O presente trabalho, diante do contexto de dificuldades para desenvolver inovações efetivas nas micro e pequenas empresas, estuda o impacto do financiamento público de um programa de inovação nestas. E para isto parte da seguinte problemática: Como o financiamento do programa Teconova influenciou as MPEs beneficiadas, no processo de aprendizagem, e no desempenho inovativo dos projetos? Tendo como objetivo identificar a influência do financiamento nos aspectos de aprendizagem e desempenho inovativo.
O aporte teórico que dá base ao trabalho envolve inovação, aprendizagem e maturidade tecnológica. Desta forma a primeira parte do trabalho aborda o contexto da inovação para as micro e pequenas empresas, a segunda o processo de aprendizagem para inovação e por último o desempenho inovativo que tem como base a maturidade tecnológica.
A pesquisa com base na sua questão norteadora é classificada como explicativa e descritiva. Em que optou-se por uma abordagem de casos múltiplos tendo como alvo as micro e pequenas empresas beneficiadas com o programa Tecnova no estado do Ceará. A pesquisa em campo ocorreu através de entrevistas estruturadas que foram realizadas com os gestores/empreendedores das empresas. Estes dados, foram analisados através de análise de conteúdo.Além disso, buscando uma maior diversificação na análise dos resultados, este estudo utilizou uma medida alternativa que trata os dados qualitativos em três fluxos
A partir da análise dos dados, pode ser percebido que a influência do financiamento a inovação no processo de aprendizagem das empresas pesquisadas se mostrou mais relevante e decisiva no quesito de conhecimento externo. E ainda, que a maioria dos projetos (47%), iniciaram o programa na TRL 2 e conseguiram chegar na TRL 8 ao término. No entanto, a maioria das tecnologias desenvolvidas ainda não conseguiram chegar no mercado.
Com base nos resultados alcançados, pode-se concluir que no construto de aprendizagem, no âmbito de aquisição de conhecimento externo o financiamento proporcionou as empresas adquirir: prestação de serviços de P & D, serviços técnicos e de engenharia e compra de equipamentos. A maior parte dos projetos apresentaram um desempenho inovativo com uma evolução entre 5 e 6 TRLs o que pode ser considerado alto levando em consideração o desenvolvimento das tecnologias propostas nos projetos.
BELZ, A.; GIGA, A.; TERRILE, R.; KAWAS, M.; ZAPATERO, F. Technology Maturity in NASA’s Small Business Innovation Research Program. Systems Engineering in Context. Springer, Cham, p. 435-447, 2019. FIGUEIREDO, P. N. Learning processes features and technological capability accumulation: explaining inter-firm differences. Technovation, v. 22, n. 11, p. 685- 698, 2002 PHAM, T. T. T.; MATSUNAGA, N. Product and Process Innovation of Micro, Small and Medium Manufacturing Enterprises in Vietnam. In: MATSUNAGA, N. Innovation in Developing Countries. Singapore: Springer, p. 23-51, 2019.