Resumo

Título do Artigo

CARRO POR ASSINATURA: VIABILIDADE DA MODALIDADE NO BRASIL SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO.
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Palavras Chave

Carro por Assinatura (car-sharing)
Teoria dos Custos de Transação
Custo de Oportunidade

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - André Massao Nishimura
Fundação Instituto de Administração - FIA - Nações Unidas
2 - Alcedir Jose Goulart
Fundação Instituto de Administração - FIA - FIA - Nações Unidas
3 - Rodolfo Leandro de Faria Olivo
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Butantã
4 - Marco Antonio da Costa Sabino
FIA-Fundação Instituto de Administração - Birmann

Reumo

O objetivo central desse trabalho é responder se o carro por assinatura é uma opção real e vantajosa aos usuários e empresários no Brasil, mesmo considerando os diversos hábitos de uso, comportamentos de compra de carro, oportunidade e condições financeiras.
A partir de 2015 várias locadoras de veículos, seguradoras e empresas do ramo de mobilidade, criaram a opção de carro por assinatura, uma espécie de aluguel de carro por período específico, normalmente de 1 a 2 anos de contrato. Essa modalidade de car-sharing, carro por assinatura, é uma real opção para usuários e empresas no Brasil ou apenas um negócio passageiro?
Observando esse novo modelo de negócios desde 2015 no Brasil, através de pesquisa documental em reportagens, anúncios profissionais das empresas, entrevistas semiestruturada com três usuários da modalidade e três executivos das empresas envolvidas, podemos relacionar com a Teoria de Custos de Transação.
Quanto ao procedimento técnico, foi utilizado o estudo de casos múltiplos para obtenção dos resultados, e utilizado entrevistas semiestruturadas com usuários e executivos do setor como instrumentos de coleta de dados, pois é possível observar o fenômeno com mais detalhes e possibilita a triangulação das diversas fontes sobre o tema em estudo.
Apresentou como resultado final que a modalidade já é aceita pelos usuários que trocaram a propriedade por acesso e valorizam os serviços incorporados ao modelo, assim como os tipos e períodos de contratos são diferenciais na geração do custo de oportunidade para os usuários, além de oferecer segurança às empresas, possibilitando, uma melhor transação, ainda mais quando as empresas exploram as competências principais mostrando valor ao cliente final.
Embora a questão financeira seja a mais intuitiva e a mais atraente em uma primeira análise, não encontrou-se um modelo de cálculo que possa comparar as diversas ofertas no mercado atual, portanto iremos demonstrar os tópicos que os usuários devem considerar, sob o olhar da Teoria dos Custos de Transação e a prática encontrada no estudo, para uma análise mais completa por um carro por assinatura.