Resumo

Título do Artigo

MUDANÇAS ESTRATÉGICAS E CAPACIDADES DINÂMICAS NOS HOTÉIS DE PORTO DE GALINHAS-PE E CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Capacidades dinâmicas
Mudanças estratégicas
Gestão hoteleira

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Wendell de Moura Domingos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Hotelaria e Turismo
2 - Yákara Vasconcelos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

As modificações econômicas e sociais ocasionadas pelo desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário de Suape (CIPS) no litoral sul do estado de Pernambuco, importante região turística, exigiram que as organizações de hospedagem se adaptassem as novas mudanças com agilidade para obtenção vantagem competitiva.
O CIPS está inserido entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. No período entre 2007 e 2018 as oscilações de investimentos no complexo, advindos das três fases do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), impactaram as regiões turísticas desses dois municípios. Sendo assim, esta investigação teve o propósito de analisar a existência de semelhanças e diferenças nas mudanças estratégicas e capacidades dinâmicas entre os hotéis localizados na Região Costeira do Cabo de Santo Agostinho e na Região de Porto de Galinhas.
A partir das alterações econômicas e ambientais imprevisíveis, as organizações precisam adaptar-se em tempo hábil a fim de obter vantagem competitiva (TEECE, 2007). Essa adaptação está relacionada aos estímulos enviados pelos ambientes externo e interno que exigem reação das organizações (ZHARA; GEORGE, 2002); reconfiguração de seus recursos e implementação de ajustes estratégicos para atender a nova demanda (FAINSHMIDT et al., 2019).
Utilizou-se a abordagem qualitativa e a estratégia de múltiplos casos. Foram selecionadas nove organizações e por meio da seleção de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com treze indivíduos diretamente relacionados aos hotéis e com a responsável pelo turismo no município do Cabo de Santo Agostinho, os dados foram coletados. As informações foram examinadas mediante a análise de conteúdo. Para auxiliar o processo de análise utilizou-se o software ATLAS.ti.
A partir dos achados desta investigação foram constatadas similaridades quanto à mudança estratégica de enfoque e a capacidade de qualificação nas duas regiões durante o período de expansão do CIPS (2007-2014). No que diz respeito as disparidades, identificou-se que apenas organizações inseridas na Região Costeira do Cabo de Santo Agostinho apresentaram necessidades de modificações estratégicas no segundo momento, o de desaceleração do CIPS (pós 2014).
Os resultados demonstraram relação entre as estratégias de cooperação dos hotéis e o desenvolvimento da atividade turística da região. A pesquisa também elencou necessidades de desenvolvimento das capacidades de sensoriamento, observação do horizonte temporal e flexibilidade para adaptação em tempo hábil afim de obter vantagem competitiva, corroborando a literatura acadêmica. Também se observou relação significativa entre o nível de desenvolvimento da indústria com a reação das empresas e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas, contrapondo a literatura nesse aspecto.
FAINSHMIDT, S.; WENGER, L.; PEZESHKAN, A.; MALLON, M.R. When do Dynamic Capabilities Lead to Competitive Advantage? The importance of strategic fit. Journal of Management Studies, v. 56, n. 4, p. 758-787, 2019. 7TEECE, D.J. Explicating Dynamic Capabilities: the nature and microfoundations of (sustainable) enterprise performance. Strategic Management Journal, v. 28, n. 13, p. 1319-1350, 2007. ZAHRA, S.A.; GEORGE, G. Absorptive Capacity: A review, reconceptualization, and extension. Academy of Management Review, v. 27, n. 2, p. 185-203, 2002.