Resumo

Título do Artigo

PERSPECTIVAS DA AÇÃO EMPREENDEDORA: uma revisão de escopo da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Revisão de escopo
Periódicos
Classificação metodológica

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Camila de Assis Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE
2 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Dany Flávio Tonelli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Dae

Reumo

Os estudos referentes ao empreendedorismo avançaram e foram além das características individuais empreendedoras (GRÉGOIRE; NOËL; DÉRY; BÉCHARD, 2006). As pesquisas que apresentavam o empreendedor como o único sujeito encarregado pelo desenvolvimento do empreendedorismo ocasionaram indagações e as mesmas passaram por diversas críticas (GOMES; LIMA; CAPPELE, 2013). Nesse cenário, Paiva Júnior (2004) ressalta que o indivíduo empreendedor realiza as suas atividades em coletividade. Portanto, o empreendedorismo passou a ser analisado pela ótica da ação empreendedora.
A pesquisa busca responder a seguinte questão: de que forma a ação empreendedora tem sido discutida nas publicações científicas da plataforma de dados Web of Science? Portanto, esse trabalho tem como objetivo geral realizar uma revisão de escopo da literatura na plataforma de dados Web of Science sobre a ação empreendedora. Especificamente, pretende-se analisar os dados dos periódicos, analisar a classificação metodológica dos artigos selecionados e identificar e investigar os artigos que abordaram o conceito da ação empreendedora, para entender os elementos centrais que compõem cada um deles.
A concepção da ação empreendedora pode ser analisada como a resposta a uma decisão de julgamento que está sob condições de incerteza, sobre uma possível oportunidade de lucro (MC MULLEN; SHEPHERD, 2006). Os autores Gomes, Lima e Cappelle (2013) ressaltam que nas pesquisas direcionadas para a ação empreendedora o foco é retirado do sujeito e a análise é voltada para a ação conquistada. Nesse âmbito, os estudos relacionados à ação empreendedora são importantes para o reconhecimento do trabalho em coletividade.
Nos resultados foi apresentado em um primeiro momento a análise dos dados dos periódicos na Web of Science e na Plataforma Sucupira, além da classificação metodológica dos artigos selecionados. Posteriormente, foram enfatizadas as 18 conceituações referentes à ação empreendedora encontradas nos artigos incluídos, nas quais foram criadas 08 categorias resultantes das mesmas, quais sejam: oportunidade, lógicas institucionais, comportamento empreendedor, incerteza, exploração de oportunidades, criação de valor, vantagem competitiva e processo empreendedor.
A conceituação da ação empreendedora pôde ser compreendida a partir de 08 categorias. A revisão realizada na plataforma de dados Web of Science permitiu constatar que há poucas revisões de escopo referentes à ação empreendedora, pois a maior parte está direcionada para o empreendedorismo. Ademais, a análise do tema a partir de oito categorias mostrou que os autores possuem percepções diferentes sobre o assunto, além de ser considerado um termo multifacetado, pois constatou-se que algumas definições estão presentes em mais de uma categoria, o que pode gerar uma certa fragilidade do conceito.
GOMES, A. F.; LIMA. J. B.; CAPELLE, M. C. A. Do empreendedorismo a noção de ações empreendedoras: reflexões teóricas. Revista Alcance, Biguaçu, v. 20, n. 02, p. 203-220, abr./jun. 2013. MCMULLEN, J. S; SHEPHERD, D. A. Entrepreneurial action and the role of uncertainty in the theory of the entrepreneur. Academy of Management Review, 31(1), 132–152, 2006. PAIVA JÚNIOR, F. G. O empreendedorismo na ação de empreender: uma análise sob o enfoque da fenomenologia sociológica de Alfred Schutz. 371 p. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Minas Gerais, Lavras, 2004.