Resumo

Título do Artigo

Insights sobre a Capacidade Inovativa e o Poder de Inovação Sustentável: a Influência do Porte e do Tipo de Inovação no Contexto de Empresas Industriais Brasileiras
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Palavras Chave

Capacidade Inovativa
Poder de Inovação SustentáveL
Indústria brasileira

Área

Gestão da Inovação

Tema

Inovação em Tempos Emergenciais - Covid 19

Autores

Nome
1 - LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Administração
2 - Clandia Maffini Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração (IAG)
4 - TAIS PENTIADO GODOY
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - santa maria
5 - Maria Carolina Rodrigues
Universidade do Algarve - CinTurs

Reumo

A implementação de inovações é de grande importância na obtenção de vantagem competitiva e, nesse sentido, identificar as barreiras e direcionadores de inovação enfrentados pelas empresas é essencial para a melhoria dos processos e da competitividade.
Assim sendo, emerge as seguintes questões de pesquisa: (1) A capacidade inovativa varia de acordo com o porte das empresas (microempresa/pequena/média/grande empresa)? (2) O poder de inovação sustentável varia de acordo com o tipo de inovação (produto/processo/produto e processo)? Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a influência do porte na capacidade inovativa e do tipo de inovação no poder de inovação em empresas brasileiras.
A capacidade inovativa nada mais é do que os fatores basilares que determinam o modo como a inovação é gerida e fomentada, sendo composta por barreiras, ou fatores limitantes e direcionadores, conhecidos como fatores fomentadores do processo de inovação nas organizações (LAWSON; SAMSON, 2001). Neste cenário, o poder de inovação é considerado a direção do desenvolvimento das empresas (ambiente interno), bem como elementos do ambiente externo de produção, ou seja, o poder de inovação influência a escolha e implementação das estratégias de inovação.
A pesquisa de natureza quantitativa e conduzida por meio de uma pesquisa survey, com a aplicação de um questionário estruturado em empresas industriais brasileiras. No estudo utilizou-se a análise univariada através da estatística descritiva, com o uso do desvio-padrão, média. Verificou-se um nível de significância do teste (K-S) inferior a 0,05 para todas as variáveis, rejeitando-se, portanto, a hipótese de a distribuição ser normal. Por fim, buscando detectar as diferenças de médias, utilizou-se o teste não paramétrico de Kruskal Wallis, alternativo ao Teste t.
Diante do exposto, evidencia-se que a Hipótese 1 do estudo foi suportada, já que a capacidade de inovação proporciona às empresas a possibilidade de atuar em outros mercados, melhorando a eficácia operacional de seus recursos disponíveis, de acordo com diferentes portes empresariais. Diante do exposto, evidencia-se que a Hipótese 2 do estudo foi suportada, já que as empresas que possuem um alto poder de inovação sustentável no que tange ao tipo de introdução no mercado de inovação de produto, processo ou ambos, apresentam um nível superior em relação aos seguintes aspectos: integração do desen
Os resultados evidenciaram diferenças de médias entre a capacidade inovativa (CI) com relação ao porte empresarial, e entre o poder de inovação sustentável (PIS) em face do tipo de inovação, o que implica em importantes insights para o contexto industrial brasileiro.Como limitação deste estudo, destaca-se que os resultados encontrados se referem a uma amostra formada por empresas de alta intensidade de inovação, independentemente do porte. Para estudos futuros sugere-se a ampliação da amostra para outros países via realização de estudos comparados.
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