Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DA METODOLOGIA DA IGOVPESSOAS
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Palavras Chave

Avaliação de Desempenho
Recursos Humanos
Setor Público

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Paula Cristina Leite Guesser
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pos-graduacao em Contabilidade
2 - Sérgio Murilo Petri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Reumo

As recentes mudanças no setor público tornaram a gestão de pessoas estratégica no alcance dos objetivos organizacionais. No cenário nacional, o Tribunal de Contas da União vem aplicando avaliações acerca do desempenho da governança e gestão de pessoas em diferentes organizações públicas, por meio do índice IGovPessoas. A partir do entendimento de que toda metodologia de avaliação de desempenho precisa efetuar revisões contínuas para acompanhar as mudanças ambientais.
Como identificar e aperfeiçoar aspectos de um instrumento governamental, utilizado pelo TCU para avaliar o desempenho da gestão de pessoas das organizações públicas federais brasileiras? Propósit: Identificar e aperfeiçoar aspectos de um instrumento governamental, utilizado pelo TCU; (i) identificar as características do índice iGovPessoas a partir; (ii) identificar quais aspectos do índice iGovPessoas podem sem aprimorados, a partir da metodologia desenvolvida por Petri (2005); (iii) evidenciar os potenciais ganhos do aprimoramento do iGovPessoas.
Durante as últimas três décadas, a busca pelo melhor desempenho do setor público tornou-se um problema cada vez mais importante (Vermeeren, 2017). Assim, houve um forte movimento de um serviço público com foco no bem-estar social para um serviço público cujo desempenho é avaliado e recompensado (Tanwir et al, 2016). Bititci, et all (2015), quanto mais maduro estiver esse SAD, maior capacidade ele terá de responder às mudanças do meio ambiente de forma apropriada. A avaliação de desempenho é uma das diversas práticas de gestão de recursos humanos que pode colaborar com o alcance dos objetivos.
Este modelo examina o desempenho da governança e gestão de pessoas nos níveis descritos por Neely et al. (1995): (i) das medidas de desempenho individuais; (ii) o conjunto de medidas de desempenho e; (iii) a relação entre esse Sistema e o ambiente no qual opera.É formado pelas etapas de design, implementação, uso e revisão, descritas por Bourne et al. (2000). Todavia, na etapa de revisão o iGovPessoas não gera feedback e aprendizado por meio de ações de aperfeiçoamento às organizações participantes A função da Avaliação de Desempenho na gestão pública (Behn, 2003) fazer comparação dos entes.
O iGovPessoas (GP) apresentou-se como um sistema de avaliação de desempenho, mas não abrange a interação desse sistema com o ambiente e stakeholders externos, nem é capaz de gerar feedback e aprendizado por meio de ações de aperfeiçoamento às organizações participantes. Aos aspectos comprometedores foram sugeridas ações de aperfeiçoamento para alavancar o desempenho global do GP, de - 22 para +25, o que realocaria o desempenho do GP para um nível competitivo: escala de avaliação; a definição mais clara da contribuição, compensação e interpretação dos desempenhos parciais
Abu-Doleh, J., & Weir, D. (2007). Dimensions of performance appraisal systems in Jordanian private and public organizations. The International Journal of Human Resource Management, 18(1), 75-84. Behn, R. D. (2003). Why measure performance? Different purposes require different measures. Public administration review, 63(5), 586-606. Lebas, M. J. (1995). Performance measurement and performance management. International journal of production economics, 41(1-3), 23-35. Neely, A., Gregory, M., & Platts, K. (1995). Performance measurement system design: a literature review and research agenda. Int