Resumo

Título do Artigo

TRAJETÓRIA DE EVOLUÇÃO DA MATURIDADE TECNOLÓGICA DAS SPIN-OFFS ACADÊMICAS NO CEARÁ
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Palavras Chave

Maturidade Tecnológica
Spin-offs Acadêmicas
Políticas Públicas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Naiderson Ferreira de Lucena
UECE - Universidade Estadual do Ceará - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE
2 - Samuel Façanha Câmara
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
3 - Brenno Buarque de Lima
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Curso de Administração

Reumo

Diversos trabalhos de pesquisa voltados para o empreendedorismo tecnológico têm dado ênfase nas spin-offs acadêmicas como importante instrumento de transferência de alta tecnologia com base científica pelas universidades e centros de pesquisa (CLARYSSE et al., 2007; ZAHRA; VAN DE VELDE; LARRANETA, 2007; RASMUSSEN; BORCH, 2010). Nesse sentido, é possível apontar uma gama de trabalhos que estudam como se dá a concepção, o estímulo e o desenvolvimento destas instituições desde o seu nascimento até a exploração comercial de suas tecnologias.
Deste modo, com intuito de contribuir com a evolução das discussões e adicionar novas perspectivas à temática, o presente estudo busca elucidar o seguinte questionamento: Como se configura a evolução da maturidade tecnológica das empresas do tipo spin-offs acadêmicas, enquanto estão instaladas em ambiente acadêmico? Este estudo tem como objetivo geral entender a evolução da maturidade tecnológica das spin-offs acadêmicas e, de maneira mais específica, desvelar a evolução da maturidade tecnológica das tecnologias centrais das spin-offs acadêmicas cearenses a partir de sua relação coevolutiva.
Para o propósito deste trabalho será utilizado a compreensão de fases do ciclo de vida dos spin-offs acadêmicas (eg: CLARYSSE; MORAY, 2004; HUYNH et al., 2017), ilustrados pela Figura 1, para que seja atingido o propósito deste estudo. As organizações aqui estudadas serão chamadas de spin-offs acadêmicas em potencial. Empresas spin-offs são associadas ao processo de transferência de tecnologia, inferência possível pela quantidade de negócios desta natureza existentes no Vale do Silício, grande impulsionador da prática das cisões empresariais e universitárias (DE-MOURA-FERRAZ; TEIXEIRA 2015).
Neste estudo, a coleta de dados envolveu uma estratégia de triangulação de dados, conforme Vergara (2014) é a utilização de vários métodos para investigar um mesmo fenômeno. A coleta de dados foi também composta por oito visitas técnicas, sendo cinco realizadas em laboratórios utilizados na criação/ evolução das tecnologias e três em incubadoras de empresas localizadas em ICTs. Foram realizadas 12 entrevistas formais com sete gestores e cinco cientistas responsáveis ou corresponsáveis principais pelo desenvolvimento da tecnologia core de spin-offs em potencial acadêmicas cearenses.
Como a literatura aponta e o framework analítico mostra o processo de aprendizagem é um dos fatores mais relevantes na evolução tecnológica das empresas inovadoras. Neste trabalho procurou-se estabelecer uma relação da intensidade com que as atividades de aquisição e conversão do conhecimento foram realizadas pelas empresas estudadas. Percebe-se que as empresas em seu nível inicial de evolução usaram de forma moderada a maioria dos mecanismos exceto a socialização.
O presente trabalho alcançou seu objetivo geral e específicos e conseguiu mostrar como se deu a evolução tecnológica das empresas spin-offs acadêmicas estudadas, revelando que os dois setores das empresas possuem velocidade de evolução muito diferente e que seus processos de aprendizagem em maior uso são os aquisição interna do conhecimento interno e externo e que socialização apresenta um uso pífio. A intensidade da relação entre estes processos e os diferentes níveis de evolução tecnológica, percebeu-se que a aquisição de conhecimento interna desempenhou um papel de relação mais forte.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16290: Sistemas espaciais – definição dos níveis de maturidade da tecnologia (TRL) e de seus critérios de avaliação. Rio de Janeiro: ABNT, 2015. ASTUTI, R. W.; YUNIARISTANTO, W. S; PURWANTO, A.; NIZAM, M. Timing model to launch spin-off company: the case study of mini manufacturing plant of 10kwh li-ion batteries. In: PROCEEDINGS OF THE INTERNATIONAL MULTICONFERENCE OF ENGINEERS AND COMPUTER SCIENTISTS,14.,2014, Hong Kong. Anais… Hong Kong:[s.n.], 2014. BALDINI, N. Implementing Bayh–Dole-like laws: faculty problems and their impact on university