Resumo

Título do Artigo

Consciência ou segurança? Questões de gênero num processo seletivo interno
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Recrutamento e Seleção
Gênero
Liderança

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Luiza Wanke Freitas
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Rio de Janeiro
2 - Vivian Luiz Coco
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS IBMEC (FACULDADES IBMEC) - Rio de Janeiro - Centro
3 - Lucia Barbosa de Oliveira
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS (EBAPE) - FGV-EBAPE
4 - ANA CHRISTINA CELANO TEIXEIRA
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Rio de Janeiro

Reumo

O caso aborda a situação de Gustavo, gestor de uma equipe em um grande banco público. Após a saída de um analista sênior, ele se viu diante da necessidade de escolher um dos analistas plenos de sua equipe para o cargo. Apesar de estar convicto de que Clarice era a mais preparada para a posição, ele sabia que ela poderia engravidar e, se isso ocorresse, passaria um ano ausente. Diante disso, Gustavo se sentiu pressionado ao ponderar entre as habilidades da candidata e a repercussão entre os demais colegas e o impacto sobre o trabalho da equipe caso ela engravidasse logo após a promoção.
Com base na leitura e análise do caso de ensino proposto, é possível discutir temas relacionados à gestão de recursos humanos e ao comportamento organizacional, com destaque para recrutamento e seleção de pessoas, liderança de equipes e a questão inclusão/discriminação de gênero nas organizações. Espera-se, ainda, que o caso permita aos estudantes: exercitar o pensamento crítico em situações que envolvem escolhas entre alternativas excludentes; refletir acerca de um problema por diferentes ângulos e pontos de vista; discutir e analisar um dilema ético, posicionando-se com clareza.
Os dados que permitiram o desenvolvimento deste caso foram obtidos a partir da experiência pessoal de uma das autoras e também com base em documentos públicos da organização em questão. Os nomes de todos os envolvidos foram alterados para preservar seu anonimato.
O caso de ensino se destina a cursos de graduação e de pós-graduação da área da Administração, particularmente em disciplinas tais como Gestão de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional e Liderança, ou outra cuja temática envolva questões ligadas à diversidade e à discriminação de gênero nas organizações.
BLANCHARD, K. Liderança de alto nível. Porto Alegre: Bookman, 2012. HOOBLER, J. M.; WAYNE, S. J.; LEMMON, G. Bosses’ perceptions of family-work conflict and women’s promotability: Glass ceiling effects. Academy of Management Journal, v. 52, n. 5, p. 939–957, 2009. RYAN, A. M.; PLOYHART, R. E. A century of selection. Annual Review of Psychology, v. 65, p. 693-717, 2014. STEIL, A.V. Organizações, gênero e posição hierárquica: compreendendo o fenômeno do teto de vidro. RAUSP, v.32, n.3, p. 62-69, 1997. TALENSES-INSPER. Panorama Mulher 2019. Talenses Group e Instituto Insper, 2019.