Resumo

Título do Artigo

Como consumidores se sustentam como fãs de ASoIaf ao consumirem GoT
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Palavras Chave

Fãs
Foucault
CCT

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - André Luiz Maranhão de Souza-Leão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD)
2 - Thiago Ianatoni Camargo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD
3 - BRUNO MELO MOURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - RECIFE

Reumo

A adaptação televisiva, produzida pelos canais HBO, Game of Thrones (GoT) se tornou uma dos programas mais aclamados da tv, alcançando grande comoção não apenas entre sua audiência, mas também entre os fãs de ASoIaF, saga literária na qual a série se baseia. Os fãs são aqui vistos como prossumidores, que se apropriam dos signos consumidos e produzem discursos próprios como forma de sustentar suas experiencias e definir suas subjetividades. Assim, em parte auxiliam o mercado promovendo os produtos, mas também se apropriam destes para atender seus objetivos.
Ao considerarmos essas práticas negociadas com o mercado como um jogo discursivo que revela como verdade a possibilidade de continuarmos entendendo os fãs dos livros como tal em meio ao consumo da série televisiva, o objetivo da pesquisa é compreender sob que condições essa produção discursiva a partir do consumo de GoT sustentam a subjetividade dos fãs de ASoIaF.
O trabalho se sustenta no legado teórico de Foucault, que assume o discurso como uma prática transversal e dinâmica, capaz redistribuir significados e posicionar os sujeitos. Assim, os discursos combinam saberes a partir de um acontecimento, até que se alcance certa regularidade. Essa regularidade está na forma como os saberes são inscritos em determinadas relações sociais. Quando diferentes discursos são combinados, negociados e ressignificados, extrapolam a concepção da linguagem, ressoando práticas sociais que podem ser estratificadas nos saberes que compõem as epistemes.
Adotamos o método arqueológico proposto por Michel Foucault, que evidencia as condições de existência que sustentam a produção de certos discursos, a partir de um acontecimento discursivo que embase o problema investigado, revelando regularidades discursivas presentes nesse arquivo. Para tanto, analisamos um total de 19.960 mensagens, postadas nos 73 tópicos equivalentes a todos os episódios do programa.
Nossa análise identificou um conjunto de enunciados que culminam em quatro formações discursivas e uma única episteme. Assim os discursos sobre GoT, revelam uma gradação de saberes produzidos. Isso porque as formações discursivas identificadas e a maneira pela qual advêm dos enunciados observados apresenta uma confluência geral do arquivo, indicando que o mesmo revela essa episteme.
A investigação revela que a produção discursiva de fãs de ASoIaF sobre GoT é epistemicamente fundamentada na ordem do cânone daquele universo ficcional. As articulações discursivas evidenciadas no arquivo de pesquisa revelam que essa episteme se baliza no conteúdo original de um universo ficcional, que se sobrepõe à transmidiação executada pela indústria do entretenimento. Assim, a ordem do discurso fundamentada no cânone estabelece que este resguarda as condições determinantes do corpo de saberes que edificam a obra e legitimam seus fãs.
Arnould, E., & Thompson, C. J. (2015). Introduction: consumer culture theory: ten years gone (and beyond). Consumer culture theory, 17(1), 1-21. de Souza-Leão, A. L. M., & Costa, F. N. (2018). Agenciados pelo desejo: O consumo produtivo dos potterheads. RAE-Revista de Administração de Empresas, 58(1). Foucault, M. (2009) A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária. Fuschillo, G. (2016). Beyond the Market: The Societal Influence of Fandoms. Consumer Culture Theory, 169–192. Jenkins, H. (2015). Textual poachers: Television fans and participatory culture. Routledge.