Resumo

Título do Artigo

INFLUENCIAR E APRENDER? A aprendizagem produzida pelo Digital Influencer por meio de seus compartilhamentos virtuais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem Organizacional
Digital Influencer (DI)
Compartilhamento de Informações

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - PPA
2 - Isabela da Silva Pontes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
3 - MARCIO PASCOAL CASSANDRE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá

Reumo

A influência exercida por pessoas “comuns” em outros indivíduos foi possibilitada pelo contexto da cultura da convergência e da conexão digital que facilitou a propagação de conteúdos que levam ao engajamento entre Digital Influencers (DIs) e seus seguidores. Compreendendo neste caso que o DI pode ser tido como uma organização, onde um novo modelo de empresa surge para se adaptar as novas condições, que nesse caso, são as plataformas digitais, é possível argumentar como a aprendizagem organizacional se desenvolve nesse contexto.
O problema de pesquisa proposto é: como a aprendizagem organizacional pode ser estabelecida por meio da divulgação de informações, bens e serviços feita pelo DI em um canal digital? Sendo o objetivo compreender como a aprendizagem pode ser construída por meio desse compartilhamento de informações, bens e serviços entre DI e seus seguidores nos canais digitais, entendo as relações e o processo de engajamento dentro de um contexto sociocultural.
São discutidos os aspectos relacionados ao marketing digital e o papel do Digital Influencer (DI) como um novo formador de opinião. Também são feitas reflexões acerca da aprendizagem organizacional (AO), com foco nas abordagens sociopráticas, onde procura-se compreender que a aprendizagem organizacional será estabelecida dentro de um contexto sociocultural e que se faz necessário a interação entre indivíduos, organizações e outros ambientes para que a aprendizagem ocorra. Por fim, é proposto um modelo que mostra o processo de aprendizagem nos canais digitais dos DIs com seus seguidores.
Optou-se por analisar o processo de aprendizagem da DI e seguidores, por meio de um estudo de caso, tendo como fonte, dados secundários virtuais, que correspondem os conteúdos publicados pela DI em seus canais digitais. Foram adotados como critérios para análise o perfil do Instagram, por ser a rede com maior volume de interação; foram identificados os posts mais curtidos no período pesquisado, tanto de conteúdos “pessoais”, como os “comerciais”; e verificados as formas de interação por meio das falas dos seguidores, observando o modelo proposto pelos autores desta pesquisa.
Os resultados mostram que a influência da DI exerce um aprendizado nos seus seguidores, dentro de uma prática construída por meio de ferramentas que possibilitam a interação nesses espaços digitais e que trazem assim novas formas de relacionamentos estabelecidos, já que o engajamento, entendido como vínculo que produz essa proximidade entre a DI e seus seguidores, conduz a ações praticadas pelos seguidores em suas vidas pessoais dentro dos seus espaços sociais.
A investigação revelou que o processo de aprendizagem ocorre de forma coletiva e dentro de um contexto específico, que é o ambiente digital proporcionado pela cultura da conexão, que atrela aos indivíduos a possibilidade de criação de conteúdos nesses espaços, permitindo a reprodução de informações, ideias, conceitos, opiniões, além da venda de produtos e serviços.
BRODIE, R. J.; ILLIC, A.; JURIC, B.; HOLLEBEEK, L. D. Consumer engagement in a virtual brand community: an exploratory analysis. Journal of Business Research, v. 66, n. 1, p.105-114, jan. 2013. ELKJAER, B.; BRANDI, U. Organizational learning viewed from a social learning perspective. In: Handbook of organizational learning and knowledge management. Easterby-Smith, M. & Lyles, M. A. (eds.). 2 ed. John Wiley & Sons Ltd, p. 23-41 19, 2011. GHERARDI, S. Practice-based theorizing on learning and knowing in organizations. Organization, pp. 211-223, 2007.