Resumo

Título do Artigo

Métodos Biográficos para a Pesquisa em Administração: Potencialidades, Práticas e Desafios
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Método biográfico
Pesquisa qualitativa
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Fabiana Pimentel Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EA

Reumo

Os métodos biográficos são um campo repleto de teorias, conceitos e nomenclaturas oriundos de diferentes disciplinas: com as quais o pesquisador se depara ao se propor a adotá-los, seja como opção metodológica exclusiva, seja como opção conjugada a outras abordagens de pesquisa qualitativa. Dentro desta diversidade, o ponto focal do método biográfico reside na valorização do sujeito ao priorizar-se os princípios da oralidade como meio para a compreensão de fenômenos e situações a partir da narração de uma trama de acontecimentos vivenciados no passado da pessoa pesquisada.
No campo da Administração, a reduzida integração de conhecimentos sobre a sua aplicação pode justificar: (a) uma insipiente adoção do método biográfico pelos pesquisadores em Administração e (b) uma fraca robustez dos conhecimentos desenvolvidos pelas raras pesquisas que o adotam. O objetivo deste artigo é integrar contribuições de vários campos disciplinares – incluindo a Administração – para gerar um conhecimento consolidado sobre as potencialidades, práticas e desafios do método biográfico.
O estudo foi realizado a partir de uma revisão sistemática de produções acadêmicas publicadas nas bases de dados nacionais e internacionais (SPELL, SCIELO, Sage Publications, Routledge, Periódicos CAPES, Library of Congress, Emerald, Academy of Ma-nagement). As palavras-chaves pesquisadas foram: método biográfico, história de vida, biografia, história oral, biographical method, life story, biograph e oral history. O processo de revisão ocorreu dentro de uma dinâmica de bola de neve, que chegou a um fim quando nenhuma referência emergia como nova e relevante.
A análise desse material obtido conduziu a elaboração de conhecimento voltado para um conjunto de princípios (narrativa, oralidade, holismo, construtivismo, relevância contextual, caráter situacional, ênfase relacional, potencial autorreflexivo e sensibilidade a contradições), potencialidades (valorização à relação entre indivíduo e contexto, reflexividade na pesquisa e acesso informações complexas), práticas (âmbitos, interação com o material empírico e processo de análise) e desafios (teorizar, focar e postura ética) sobre o método biográfico.
A utilização dos métodos biográfico como uma opção metodológica para a pesquisa em Administração se mostra profícua e preciosa, tendo em vista seu potencial para o estudo de situações organizacionais complexas em que a subjetividade exerça um papel relevante.
ALBERTI, 2000; ALBERTI, 2005; ATKINSON, 2012; ATKINSON, 2002; ATKINSON, 1998; BOJE, 1991; BOM MEIHY, 1996; BOURDIEU, 2009; BUENO, 2012; CAPPELLE et. al, 2011; CARVALHO; FISCHER, 2016; CASSELL et. al, 2018; COLOMBY et al., 2016; CORRÊA; CARRIERI, 2007; CUNHA et al, 2017; CZARNIAWSKA, 1997; CZARNIAWSKA, 2002; CZARNIAWSKA, 2004; DENIS et al, 2010; KIM, 2016; MAITLIS, 2012; MERRILL, WEST, 2009; RIESSMAN, 2008; WATSON, 2009.