Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PERCEPÇÃO DE FUTUROS ADMINISTRADORES EM TEMPOS DE COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Qualidade de Vida no Trabalho
Futuros Administradores
Covid-19

Área

Gestão de Pessoas

Tema

A Gestão de Pessoas diante da COVID-19

Autores

Nome
1 - FILIPE RODRIGO SANTOS DE SOUSA
Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO - IV - CARNEIRO DA CUNHA
2 - Anderson Wesley Marques De Araújo Lacerda
Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO - Carneiro Da Cunha
3 - THAIS VIEIRA NOGUEIRA FEITOSA
Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO - Campus Carneiro da Cunha
4 - CRISTIANE MADEIRO ARAÚJO DE SOUZA
Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO - IV
5 - Adalberto Benevides Magalhães Neto
Centro Universitário Fametro - UNIFAMETRO - Campus Carneiro da Cunha

Reumo

A Qualidade de Vida no Trabalho(QVT) tem como objetivo motivar seus colaboradores, fazendo com que estes sintam-se bem na execução de suas atividades e que o ambiente seja propício à sua saúde trazendo assim mais benefícios para a empresa, facilitando o atingimento de metas. Porém, devido à pandemia ocasionada pelo Covid-19, o isolamento social foi a medida de prevenção mais utilizada nos países contaminados pelo vírus, o que gerou impactos na economia dos países e, consequentemente, na vida de empregados e empregadores, ou seja, a QVT é um fator que foi bastante afetado por essa situação.
Qual a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho de futuros administradores em tempos de combate à pandemia do Coronavírus? Para responder ao problema de pesquisa, tem-se como objetivo geral: Analisar as percepções acerca da Qualidade de Vida no Trabalho de futuros administradores em tempos de combate à pandemia do Coronavírus, durante o período de isolamento social.
Conceitos, origens e os principais modelos de Qualidade de Vida no Trabalho. Conceitos e origens do Coronavírus e o impacto na QVT de futuros administradores em tempos de pandemia de Covid-19.
Foi realizada uma de natureza quantitativa, descritiva e exploratória com pesquisa de campo com discentes de Administração em uma Instituição de Ensino de Fortaleza/Ce.
Foi realizada uma análise quantitativa de dados e subdivida em tópicos onde foram analisados o perfil dos respondentes, as ações de QVT existentes nas empresas que os futuros administradores trabalham, as mudanças percebidas na forma de trabalho em tempos de Covid-19, as ações de QVT percebidas pelos futuros gestores durante o período de isolamento social e as sugestões de ações para melhoria de QVT em tempos de Covid-19.
Os futuros gestores têm percebido de forma abrangente a situação pandêmica que se encontra e que o home office e o isolamento social foram utilizados como solução em várias empresas como forma de combater a disseminação do Covid-19. Porém algumas empresas ainda não possuem projetos de QVT, o que pode agravar os impactos na vida dos seus colaboradores em tempos de pandemia. Contudo, estes futuros gestores se mostram com sugestões para otimizar tais impactos. Sugere-se pesquisas mais aprofundadas, como a mudança no mundo organizacional e no cotidiano das empresas em meio a pandemia de Covid-19.
FEITOSA, Thaís Vieira Nogueira. Qualidade de Vida em Condições Extremas. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014. ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD – OMS. Perguntas e respostas sobre a doença de coronavírus (covid-19). Disponível em:. Acesso em: 29. Mar. 2020. WALTON, R. Quality of working life: what is it? Slow Management Review. USA, v.15, n.1, p. 11-21,1973.