Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM EM EMPREENDEDORISMO POR MEIO DE MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO: análise da percepção discente e docente de aprendizagens em projetos aplicados
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Métodos Ativos de Ensino
Aprendizagem Baseada em Projetos
Educação Empreendedora

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Sueli da Cruz Garcia
FACULDADE SANTA MARIA (FSM) - Recife
2 - Edgar de Souza Pandolfi
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE (FAEMA) - Ariquemes
3 - Fábio Rogério de Morais
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA)

Reumo

Os métodos ativos de ensino estão presentes na administração desde a ultima metade do século passado, mas os resultados e as condições para a eficácia em seu uso são recorrentemente discutidos pela área de gestão. Neste contexto, é importante compreender os níveis de maturidade de métodos ativos de ensino, pois, ao analisar o valor de ferramentas e instrumental de intervenção no processo de ensino, deve-se identificar nas técnicas a sua capacidade de elevar a aprendizado do aluno e apoiar o trabalho docente, analisados em casos específicos de ensino e aprendizagem em administração/gestão.
Os métodos de ensino integram-se aos objetivos curriculares e o aluno no centro do processo, logo, o papel docente permeia todo o processo de construção do saber. Desse modo, qual é a percepção de estudantes e de professores da disciplina de empreendedorismo sobre a aprendizagem originada do processo de ensino com métodos ativos e como estas aprendizagens são utilizadas na prática ao executar projeto de empreendedorismo? O objetivo foi identificar a percepção de alunos e de professores da disciplina de empreendedorismo quanto ao desempenho da aprendizagem originada de métodos ativos de ensino.
É no contexto teórico da educação empreendedora que a pesquisa identificou, selecionou e organizou os elementos da literatura concernente aos objetivos dos processos educacionais (componentes curriculares e competências desejadas) e os instrumentos do ensino (métodos) e os produtos de aprendizagem (resultados). Para isto, adotou-se a taxonomia de Bloom e a pirâmide de Glasser na análise do aprendizado a partir do uso da estratégia ativas de ensino, utilizados para gerar resultados práticos de aprendizagens.
Esta pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa com tipologia descritiva e estratégia de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados adotados por esta pesquisa foram a entrevista com os discentes do MBA e o grupo focal com os discentes da graduação.
A percepção dos integrantes quanto a capacidade de métodos ativos de agregar conhecimento e as diferenças positivas no processo de ensino/aprendizagem, quando comparado com metodologias tradicionais, reforçando que estes elementos contribuíram para a percepção adquirida no desenvolvimento dos projetos.
O ensino e a aprendizagem são ações dinâmicas com fatores que podem ser controláveis (o assunto tratado, tempo em sala de aula, etc.), mas tem variáveis incontroláveis, que podem receber influências (experiências anteriores do aluno, estímulo, concentração, etc.). Neste sentido o uso de métodos ativos de ensino no ensino do empreendedorismo, pode ajudar na aprendizagem de novos profissionais empreendedores.
BLOOM, Benjamim S. et al (Ed.) Taxonomy of educational objectives: The classifications educational goals. Hand book 1. Cognitive Domain. Nova York: McKay, 1956.DIAS, Cláudia Augusto. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade, v. 10, n. 2, 2000. GODOI, Alexandre Franco; FERREIRA, Jeferson Vinhas. Metodologia ativa de aprendizagem para o ensino em administração: relatos da experiência com a aplicação do peer instruction em uma instituição de ensino superior. REA-Revista Eletrônica de Administração, v. 15, n. 2, p. 337 a 352, 2017.