Resumo

Título do Artigo

PERSONALIDADE DA MARCA DE DESTINOS E SUA RELAÇÃO COM O CRITÉRIO DE ESCOLHA DA CHAPADA DAS MESAS POR PARTE DOS TURISTAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Marketing Turístico
Personalidade da marca
Consumidor de turismo

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Evellyn Christynne de Souza Sampaio
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA) - Campus Avançado Porto Franco
2 - Lindemberg Costa Junior
Instituto Federal do Maranhão - Campus Avançado Porto Franco - Porto Franco

Reumo

Nas últimas décadas os negócios foram moldados de acordo com as tendências que a sociedade imprimia, bem como a globalização e avanço constante das tecnologias (COSTA JUNIOR; SILVA, 2020). Desta forma, possibilitou-se aumento da concorrência, forçando os gestores a adotarem planejamentos com a intenção de minimizar as ameaças e realçar as oportunidades (HOSANY; EKINCI; UYSAL, 2006). No setor de turismo o cenário não é diferente, os gestores tiveram que pensar de maneira estratégica para permitir a análise do cenário e tomar as decisões corretas (EKINCI; HOSANY, 2006)
Qual o critério de escolha dos turistas em relação ao destino turístico? O objetivo principal deste estudo é identificar o critério de escolha de turistas ao decidir pela Chapada das Mesas. Em particular, a presente pesquisa possui três objetivos específicos: perceber a relação entre o critério de escolha dos turistas e a personalidade da marca de destinos; verificar os traços que constituem a personalidade da marca de destinos na visão de turistas; e identificar o grau de relevância de diferentes fontes de informações utilizadas por turistas na busca por um destino turístico.
A imagem é o principal fator de sucesso do destino turístico, e deve ser trabalhado pelo marketing do local (RAINIST, 2003). O grau de satisfação ou insatisfação do turista depende da comparação entre a expectativa prévia decorrente de uma imagem pré-estabelecida, com o desempenho percebido no local escolhido (PIKE, 2002). Nesse contexto foram identificadas na literatura escalas capazes de analisar a personalidade da marca, proporcionando a analise da marca de destinos turísticos em diferentes localidades (AAKER, 1997; HOSANY; et al, 2006; EKINCI; SIRAKAYA-TURK; BALOGLU, 2007; KUMAR, 2016)
Utilizou-se de metodologia quantitativa, com caráter descritivo e corte transversal com o objetivo de identificar o critério de escolha de turistas ao decidir pela Chapada das Mesas, bem como perceber a relação entre o critério de escolha dos turistas e a personalidade da marca de destinos; verificar os traços que constituem a personalidade da marca de destinos na visão de turistas; e identificar o grau de relevância de diferentes fontes de informações utilizadas por turistas na busca por um destino turístico. Adotou-se coleta primária de dados utilizando o formulário eletrônico google forms.
Os resultados sugerem que a Chapada das Mesas é um local excitante, muito por conta da beleza do local. Para buscar maiores informações sobre o local de destino, os turistas procuram a opinião de amigos e familiares e também de pessoas confiáveis que já visitaram o local. Revela-se ainda que a internet é um importante canal de informação, pois pode-se ver as fotos e comentários de turistas com experiência prévia do local.
Observa-se que em média os turistas brasileiros preferem destinos que sejam emocionantes e possua originalidade à qual possa proporcionar recordações repletas de entusiasmo. E ainda, um local ao qual o turista perceba a elegância e sofisticação do seu destino. Os estudos vão de encontro ao de Ekinci, Sirakaya-Turk e Baloglu (2007), Hosany, Ekinci e Uysal (2006), Aaker (1997) e Kumar (2016).
HOSANY, Sameer; EKINCI, Yuksel; UYSAL, Muzaffer. Destination image and destination personality: An application of branding theories to tourism places. Journal of business research, v. 59, n. 5, p. 638-642, 2006 LLODRÀ-RIERA, Isabel; MARTÍNEZ-RUIZ, María Pilar; JIMENEZ-ZARCO, Ana Isabel; IZQUIERDO-YUSTA, Alicia. A multidimensional analysis of the information sources construct and its relevance for destination image formation. Tourism management, v. 48, p. 319-328, 2015