Resumo

Título do Artigo

A Relação entre Liderança e o Engajamento dos Profissionais no Segmento de Foodservice
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Palavras Chave

liderança
engajamento
segmento de foodservice

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - FABIO AIRTON BANDERÓ
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimia
2 - Marcos Roberto de Castro Padilha Filho
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
3 - Rodrigo Cunha da Silva
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
4 - Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
5 - Carlos Alberto Alves
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - VILA OLIMPIA

Reumo

As competências dos funcionários e a forma como essas competências são gerenciadas podem determinar o sucesso de um empreendimento. No entanto, a gestão de pessoas no setor de foodservice ainda apresenta fata de estruturação e práticas de gestão amadoras. Por isso, essas empresas têm a reputação de praticar uma gestão de pessoas que explora os empregados. As principais dificuldades enfrentadas pelas empresas do setor estão relacionadas à escassez de pessoal qualificado, falta de treinamento e desenvolvimento, salários baixos, recrutamento e seleção pouco profissional (KUSLUVAN et al., 2010).
Como um elemento importante do setor de foodservice, a gestão de pessoas merece atenção dos gestores, pois é necessário entendam quais são os anseios dos seus colaboradores e procurem engajá-los para contribuir efetivamente nos resultados da empresa. Nesse sentido, a liderança exerce um papel fundamental por ser o elo entre as diretrizes empresariais e o trabalho de sua equipe. Portanto, este estudo procurou identificar estilos de lideranças e avaliar as suas relações no engajamento no setor de food service.
Em situações onde as práticas de recursos humanos não sustentam o engajamento, Silva et al. (2020) recomendam a necessidade da liderança empoderar e direcionar adequadamente o comportamento de sua equipe. O sucesso de uma equipe depende, em grande parte, da atuação da liderança, pois a equipe terá bons resultados se o líder souber conduzi-los de forma correta. O aumento dos níveis de engajamento dos funcionários é o mais recente de uma longa linha de estratégias gerenciais, que visam o alinhamento dos interesses dos empregados com os objetivos organizacionais (REES, ALFES e GATENBY, 2013).
Foi realizado o levantamento de informações com um grupo de 81 profissionais do setor de alimentos e bebidas. O instrumento contou com (6) assertivas sobre a percepção de uma liderança empoderadora (AHEARNE, MATHIEU e RAPP, 2005), (6) sobre a percepção da liderança diretiva (SILVA et al., 2015) e (4) sobre engajamento (REES, ALFES e GATENBY, 2013). Para a análise dos resultados foram realizadas técnicas estatísticas descritivas (média e desvio-padrão), correlações de Pearson e testes T.
Ao relacionarmos os estilos de liderança empoderadora, diretiva e engajamento, constatamos moderada correlação positiva entre liderança empoderadora e engajamento e entre a liderança diretiva e o engajamento. Houve forte correlação positiva entre liderança empoderadora e diretiva. Não existiram diferenças no impacto do tempo no setor na percepção da liderança empoderadora, todavia, quando consideramos o cargo do respondente houve significante diferença. A variável tempo de trabalho no setor de foodservice apresentou diferenças em engajamento.
Conclui-se que a liderança é um processo complexo, que implica o consentimento na relação entre líderes e liderados para o alcance de metas organizacionais. Foi verificada a conexão entre os estilos de liderança empoderadora e diretiva e o engajamento. Cabe destacar que a liderança empoderadora, obteve maior correlação com o engajamento dos colaboradores, porém, para compreender este resultado é preciso considerar o cargo do respondente.
KUSLUVAN, S., et al. The Human Dimension: A Review of Human Resources Management Issues in the Tourism and Hospitality Industry. Cornell Hospitality Quarterly, v.51, n. 171, 2010. MARTIN, S. L., et al.Directive versus empowering leadership: A field experiment comparing impacts on task proficiency and proactivity. Academy of Management Journal , v. 56, n. 5, p. 1372–1395, 2013. SILVA, R. C., et al. Leadership and Performance of Millenial Generation in Brazillian Companies. Management Research (Armonk, N.Y). DOI: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/MRJIAM-02-2019-0910/full/html