Resumo

Título do Artigo

E AGORA JOSÉ?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação
Conhecimento
Pequena Empresa

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - JOSE PEDRO PENTEADO PEDROSO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristóvão
2 - Glessia Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Administração

Reumo

O caso retrata a dinâmica de uma empresa que mesmo pequena busca se destacar num mercado dependente de tecnologia e turbulento. José, gestor/dono da Fênix, imprimiu no mercado uma imagem de empresa inovadora e competente, com filosofia voltada para a inovação e sustentada por valores sólidos, conhecimento tácito oriundo da experiência e conhecimento explícito procedente da pesquisa. Mas o desafio seguinte está próximo... Como se manter no mercado diante de tantas turbulências e sendo pequeno?
Este caso de ensino tem como objetivo discutir os caminhos buscados pela pequena empresa para gerar/adquirir conhecimento e inovar. Espera-se que os alunos compreendam como ocorre a inovação na pequena empresa, o papel do gestor/dono na geração de inovação, a importância da gestão do conhecimento, e os obstáculos enfrentados pela pequena empresa para inovar e se manter no mercado; e que os empresários obtenham maior conhecimento sobre inovação e gestão do conhecimento para os seus negócios.
Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada com o gestor/dono, seis gestores de empresas parceiras e três gestores de instituições de apoio à rede de petróleo e gás, além de observação não participante e análise de documentos. O caso é real, mas os nomes da empresa e do gestor são fictícios.
O público-alvo deste caso de ensino são alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e demais cursos de Gestão, nas disciplinas de inovação, empreendedorismo e pequena empresa. O caso de ensino também pode ser utilizado em disciplinas e cursos que tratem de estratégia empresarial, e por empresários que desejem obter maior conhecimento sobre essas temáticas para o contexto de inovação de seus negócios.
COOPER, D.; PEAKE, W.; WATSON, W. Seizing opportunities: the moderating role of managerial characteristics on the relationship between opportunity‐seeking and innovation efficacy in small businesses. Journal of Small Business Management, vol. 54, n. 4, 2016. NONAKA, I.; TOYAMA, R. The knowledge-creating theory revisited: knowledge creation as a synthesizing process. Knowledge Management Researching & Practice, vol. 1, 2003. PAVITT, K. Key characteristics of large innovating firms. In: DODGSON, M.; ROTHWELL, R. The Handbook of Industrial Innovation. Cheltenham: Elgar Publishing Limited, 1994.