Resumo

Título do Artigo

QUERO CASAR NO MUSEU. ACEITA?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cultura
Gestão
Museu

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Maria Joseane Alves de Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
2 - Halana Adelino Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
3 - Lénia Marques
Erasmus University Rotterdam - Erasmus School of History, Culture and Communication

Reumo

A história narrada acontece em Exu, estado de Pernambuco. Baseada em fatos reais, relata a trajetória do funcionamento de um museu em homenagem a Luiz Gonzaga do Nascimento, o rei do baião. O desafio dos gestores Ana Liz e Augusto consiste em tomar uma decisão favorável ou não à realização de um casamento, a pedido dos noivos Julio e Bruna, no Parque Aza Branca.
O objetivo do caso é discutir tensões e possíveis soluções de gestão fazendo uso de temas como economia criativa, gestão de museus e marketing cultural. O contexto escolhido para realizar o debate se refere a um museu situado num parque, na cidade de Exu, em Pernambuco.
Utilizaram-se dados coletados de fontes primárias e secundárias. Os dados primários foram obtidos com entrevistas aos gestores, funcionários e visitantes da organização, além da observação direta, entre os meses de setembro e novembro de 2018. Foram adotados nomes fictícios para os proprietários e funcionários. Os dados secundários foram utilizados com o intuito de compreender a organização e obter informações básicas de outras organizações do mercado de museus. O dossiê para a pesquisa apresenta conteúdos de músicas, vídeos, fotos, livros, jornais, revistas, redes sociais e documentários.
O caso poderá ser utilizado para disciplinas de cursos de pós-graduação de Administração, Turismo, Gestão de Museus e outros cursos correlatos. Sugere-se, como exemplo, que este caso para ensino seja utilizado nas disciplinas relativas a Marketing Cultural, Gestão Cultural, Gestão e desenvolvimento de produtos e serviços culturais e criativos, Planejamento e Projeto Cultural, Turismo Cultural e Criativo.
BYRNES, William J. Management and the Arts. Routledge, 2014. LINDQVIST, Katja. Museum finances: Challenges beyond economic crises. Museum Management and Curatorship, v. 27, n. 1, p. 1-15, 2012. REIS, Ana Carla Fonseca; CARLA, Ana. Marketing cultural e financiamento da cultura. Brazil, Thomson, 2003. RICHARDS, G.; WILSON, J. Developing creativity in tourist experiences: A solution to the serial reproduction of culture? Tourism Management, v. 27, n. 6, p. 1209–1223, 2006. YÚDICE, George. The expediency of culture: Uses of culture in the global era. Duke University Press, 2003.