Resumo

Título do Artigo

Brand love: estudo dos vínculos emocionais e afetivos que ligam a marca nubank aos seus clientes
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Palavras Chave

Amor à Marca
Lealdade à marca
Advocacia da Marca

Área

Marketing

Tema

Marca

Autores

Nome
1 - Keyla Larissa De Lima
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Itaperi
2 - João Henrique Viana de Sousa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA- Centro de Estudos Sociais Aplicados

Reumo

Este artigo se propôs a analisar o Amor à Marca do Nubank, uma fintech brasileira, sob a ótica dos clientes. Tendo em vista a importância que é para uma empresa encontrar novas estratégias para entender o consumidor e engajá-los não só apenas a comprar produtos de uma marca, mas gerar lucros para a empresa a partir de outras formas. Assim, o presente trabalho reúne a visão de diversos autores sobre o tema e promove a interação desses pensamentos de maneira clara.
A partir dessa abordagem de entender mais sobre amor por objetos e marcas, o presente artigo segue uma linha de estudo passados sobre o assunto e, contribui para o tema ao permitir entender a relação entre consumidores e o Nubank e seus clientes, assim a questão de partida dessa pesquisa busca entender “Como é expresso o amor a marca pelos clientes do Nubank? ”. O estudo tem como objetivo geral, analisar como o amor a marca é expresso pelos clientes do Nubank
Foram tratados neste trabalho, os conceitos dos constructos do Amor à Marca: Lealdade, Boca-a-Boca Positivo, Advocacia da Marca e Participação Ativa. Existe uma grande influência das pessoas e objetos que amamos, em nós mesmos, por isso, as empresas buscam usar essa influência ao seu favor, criando um vínculo forte com o consumidor através do seu amor pela marca. A construção desse relacionamento entre consumidor e marca é uma ferramenta importantíssima para garantir que a sua oferta pode se diferenciar da oferta do outro (EIRIZ; GUIMARÃES, 2016).
Para o alcance dos objetivos propostos por este, foram aplicadas entrevistas, de acordo com o método qualitativo, a partir de um questionário semiestruturado, com base nos estudos de Carroll e Ahuvia (2006)
A pesquisa mostrou resultados importantes à organização objeto do estudo em relação à afetividade de uma empresa para com os seus clientes, tais como: um cliente que é Leal a marca dificilmente vai deixá-la para consumir outra, o Boca-a-Boca Positivo faz com que as pessoas confiem no produto da empresa e indique para outras pessoas, a Advocacia da Marca faz com que os consumidores defendam-na por meio do compartilhamento dos seus benefícios e discursos defensivos positivos e a Participação Ativa, faz com que os clientes espalhem o que a marca promove para outros clientes.
A expressão dos consequentes resultados obtidos pela aplicação da pesquisa e suas relações entre si, demonstram que o Amor à Marca mostra-se um importante objeto de estudo para as empresas como base para tomada de decisões organizacionais, de sobremaneira ao Nubank, objeto de estudo em questão.
A RAUSCHNABEL, Philipp; AHUVIA, Aaron C. You’re so lovable: Anthropomorphism and brand love. Journal Of Brand Management, [s.l.], v. 21, n. 5, p.372-395, jun. 2014. Springer Science and Business Media LLC. AHUVIA, A.C. I Love It! Towards a Unifying Theory of Love Across Diverse Love Objects. Doctoral dissertation, University of Michigan. 1993 BIZARRIAS, Flávio Santino. O brand love no contexto brasileiro. Um estudo da comparação de escalas de sua mensuração. 2014. 231 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.