Resumo

Título do Artigo

O CENÁRIO ATUAL DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Segurança alimentar
Desperdício de alimentos
Políticas públicas

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - DANIELLA CRISTINA SANTOS QUEVEDO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - Antonio Francisco Ritter Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto de Três Rios
3 - Robson Dias da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - IM

Reumo

Um dos temas de maior importância no debate sobre alimentos na esfera mundial e que vem merecendo cada vez mais atenção são os impactos socioeconômicos e ambientais provenientes do desperdício de alimentos bem como os impactos na segurança alimentar e nutricional da população mundial. Segundo a FAO um dos fatores que agravaram o cenário mundial da fome foi o desperdício de alimentos.
O Brasil está entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo. O artigo objetiva descrever, através da realização de uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, o cenário atual do desperdício de alimentos no Brasil bem como as atuais iniciativas, políticas públicas e legislações voltadas ao tema.
O desperdício é um dos grandes desafios para alcançar a segurança alimentar. Mesmo com excedentes na produção de alimentos, o desperdício impacta a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e repercute na segurança alimentar e nutricional.
30 % de tudo que é produzido no mundo é desperdiçado. O desperdício no Brasil gera em torno de 26 milhões de toneladas por ano, colocando-o entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Além de refletir uma perda de R$ 12 bilhões anuais, esta quantidade desperdiçada poderia alimentar, com as três refeições básicas, aproximadamente 19 milhões de pessoas todos os dias.
A pesquisa bibliográfica realizada permitiu o entendimento de que o desperdício de alimentos é um tema de relevância mundial e de alto impacto nas esferas ambientais, econômicas e sociais. É necessário que sejam analisadas as propostas de lei pendentes para que sejam efetivamente consideradas como políticas públicas permanentes, que as regulamentações e exercício dos bancos de alimentos sejam integradas e que as ações esparsas de inciativas provadas sejam estudadas e disseminadas.
Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA); Organização das Nações Unidas (ONU); Gustavo Porpino; Henrique Salles Pinto; Marcus Peixoto; Walter Belik; dentre outros.