Resumo

Título do Artigo

A BUSCA DE UM FRAMEWORK QUE ANCORE AS DISCUSSÕES ESTRATÉGICAS DO RH PARA UM CAPITAL HUMANO QUE SEJA FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Capital Humano
Vantagem Competitiva

Área

Gestão de Pessoas

Tema

A Gestão de Pessoas diante da COVID-19

Autores

Nome
1 - GRACE APARECIDA DE OLIVEIRA MELO
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS (EBAPE) - Rio de Janeiro

Reumo

Neste contexto de tantas mudanças e desafios, provocados pela pandemia, uma nova etapa se inicia de repensar o negócio. O capital humano é considerado como ponto central na construção do futuro das organizações, sendo por meio dele que as empresas conseguirão se reposicionar, garantindo a adaptação às mudanças dinâmicas no mercado. Através das suas práticas, as áreas de RH contribuem para o atendimento às necessidades do negócio, desenvolvendo o capital humano que é fonte de vantagem competitiva sustentável. Um referencial com temas prioritários pode auxiliar nas discussões estratégicas do RH.
A pandemia acelerou e fez emergir mudanças que impactam significativamente as empresas. Sabendo-se que as áreas de gestão de pessoas têm a relevante função de gerir o capital humano, a pergunta que o artigo se propõe a responder é: quais temas relacionados à gestão do capital humano seriam mais relevantes para a performance organizacional? Quais as principais discussões associadas a esses temas? O objetivo desse artigo é identificar temas prioritários na gestão do capital humano, com impacto na performance organizacional, para subsidiar as discussões estratégica do RH.
De acordo com a visão baseada em recursos (VBR), uma empresa pode obter vantagens competitivas sustentáveis quando utiliza seus recursos para formular e implementar estratégias que melhorem sua eficiência e efetividade. Argumenta-se que as pessoas podem ser as últimas fontes de vantagem sustentada e nessa visão, define-se como capital humano organizacional as competências e comprometimento de "funcionários" que ajudam a criar a vantagem competitiva de uma empresa. Assim, os sistemas de trabalho de alto desempenho (HPWS – High Performance Work System) são um guia das práticas de RH relevantes.
Utilizando-se os referenciais da visão baseada em recursos e dos sistemas de trabalho de alto desempenho (HPWS) é possível identificar um referencial de práticas de RH para geração do capital humano, que é fonte de vantagem competitiva sustentável para as organizações. Entretanto, para isso, há 2 requisitos desafiadores: a existência da crença pela alta gestão de que os recursos humanos são a principal fonte de vantagem competitiva e que a função de gestão de pessoas deve ser colocada no centro da formulação e implementação da estratégia.
Mesmo ciente desses desafios no atendimento às condições para implantação, conclui-se que é positiva a utilização do HPWS como referencial para identificação de práticas integradas de recursos humanos que contribuem para o desenvolvimento do capital humano, que é fonte de vantagem competitiva sustentável. Entretanto, destaca-se o papel das lideranças na concretização das transformações em curso relacionadas às práticas de RH, considerando que mediam a relação entre o conjunto de políticas e práticas de RH e os empregados.
BARNEY, JAY. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991. | HSU, I-CHIEH Et al. Toward a Model of Organizational Human Capital Development: Preliminary Evidence from Taiwan. Asia Pacific Business Review Vol. 13, No. 2, 251–275, April 2007. | SANT´ANNA, ANDERSON DE SOUZA Et al. RH para quê? Um estudo em economia periférica. Revista de Ciências da Administração, v. 20, n. 51, p. 138-151, Novembro, 2018. | Disponível em: https://www.mercer.com.br/our-thinking/career/global-talent-hr-trends.html - Acessado em 18/7/2020. |