Resumo

Título do Artigo

TREINOU, PONTUOU! O FORTE DA ACADEMIA É O CLIENTE
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Palavras Chave

CRM
Estratégias de Marketing
Academia

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Janayna Souto Leal
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)
2 - Laura Maria Aguiar Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB)
3 - João Batista Soares Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA/DA Campus I
4 - Rodolpho Sobreira Mayer
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Campina Grande

Reumo

A academia STRONG é um estabelecimento destinado aos cuidados com o corpo e o bem-estar dos seus alunos. Contudo, nos últimos tempos, Alexandre, o proprietário, tem enfrentado fortes preocupações. A primeira delas está relacionada com os frequentadores da STRONG, pois mesmo com investimentos em equipamentos de ponta e em instrutores capacitados, os alunos não têm demonstrado ânimo e engajamento, refletindo na queda de renovação de matrículas. Além disso, o avanço das academias de bairro e o anúncio da chegada de um concorrente poderoso vêm inquietando Alexandre.
O presente caso para ensino possui, primeiramente, o objetivo de apresentar aos leitores elementos determinantes relativos ao gerenciamento de clientes no intuito de revitalizar a imagem do estabelecimento perante os seus clientes. Além disso, o trabalho procura apontar como estratégias ambientais referentes ao posicionamento da empresa frente o mercado pode auxiliar no combate ao crescimento e ascensão dos seus concorrentes.
O enredo criado para este caso foi puramente fictício, ou seja, a narrativa desenvolvida, os personagens e os seus respectivos nomes não são verídicos. Os dados secundários foram obtidos mediante pesquisas em sites, da academia pesquisada e de outras, assim como as suas respectivas mídias sociais e, por fim, reportagens e dados divulgados pela imprensa e o mercado, de forma geral. Na coleta dos dados primários, foram utilizadas técnicas de entrevistas com gestores e alunos matriculados da academia que serviu como base, além da observação direta feita pelos autores em academias diversas.
Recomenda-se a aplicação deste caso nas disciplinas de Fundamentos (ou Gestão) de Marketing e Estratégia Empresarial (ou Planejamento Estratégico) (em nível de graduação em Administração), com o propósito de desenvolver nos discentes competências dirigidas a interpretação dos conceitos e das ferramentas interdisciplinares nas áreas de Gestão de Relacionamento com os Clientes (CRM) e Estratégias de Marketing. No entanto, vale ressaltar que o caso não restringe a abordagem do professor às questões aqui apresentadas, podendo ser moldado para cada turma conforme a percepção do professor.
FERRELL, O. C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de Marketing. 3. ed. São Paulo: Thomson, 2005. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012. MCDONALD, Malcolm. Planejamento de Marketing: planejamento e gestão estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro, Campus, 1989. ZENONE, L. C. Customer Relationship Management: Gestão do Relacionamento com o cliente e a competitividade empresarial. São Paulo: Novatec, 2007.